Com os postos da Secretaria do Trabalho fechados em todo o país devido à pandemia do coronavírus, o trabalhador precisa se adaptar à nova realidade para conseguir emitir a sua Carteira de Trabalho.
Quem foi contratado e não possui a Carteira de Trabalho, poderá fazer a solicitação do documento sem sair de casa. Confira o passo a passo.
Carteira de Trabalho
A Carteira de Trabalho pode ser emitida das seguintes formas:
- Através do Portal do Governo;
- Usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em aparelhos que usam os sistemas operacionais Android e iOS.
Registro Profissional
O Registro Profissional, aquele cadastro do trabalhador no Órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet.
Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, com a documentação sendo enviada, posteriormente, para o site de Protocolo Eletrônico.
Quem precisar tirar dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.