x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Orientação

Sebrae anuncia cartilhas de orientação para reabertura de empresas de diversos setores

O Sebrae incluiu nas cartilhas protocolos e diretrizes para que microempresas voltem a atuar com segurança

12/06/2020 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sebrae anuncia cartilhas de orientação para reabertura de empresas de diversos setores

Sebrae anuncia cartilhas de orientação para reabertura de empresas de diversos setores

 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou o lançamento de uma série de cartilhas para orientar a reabertura das microempresas de 47 segmentos.

As cartilhas contam com informações gerais de segurança e higiene, além de outras sob medida para cada ramo e tipo de estabelecimento. Entre as orientações está, inclusive, algumas sobre como conduzir a empresa e de outras para se relacionar com funcionários, fornecedores e clientes.

“Os protocolos são processos estruturados que servem como um passo a passo, que seguem requisitos técnicos. São todos os cuidados que as empresas têm que tomar para mitigar as chances de contágio”, disse o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, durante teleconferência realizada nesta semana.

De acordo com o Sebrae, foram elaboradas 35 cartilhas e, destas, sete já estão disponíveis no site da entidade para download. O restante será liberado na próxima segunda-feira (15). As que estão prontas para acesso são: bares e restaurantes, negócios da moda, lojas de rua e shoppings, clínicas de saúde, negócios da beleza, academias de ginástica e meios de hospedagem.

A entidade ainda prevê a elaboração de vídeos de orientação, de curta duração, para que os pequenos empreendedores possam verificar maneira prática de procedimentos deverão adotar em seus negócios.

Decretos municipais e estaduais

Uma das orientações gerais que consta nos documentos elaborados é a necessidade de obedecer aos decretos estaduais e municipais que regulamentam a retomada das atividades, assim como a necessidade de se atentar às normas estabelecidas pelos órgãos de saúde.

O Sebrae disse que a ideia é dar segurança às 13 milhões de microempresas para retomarem as atividades, uma vez que elas representam 75% dos negócios do país.

“Os documentos são muito relevantes para que o empresário, juntamente com seus colaboradores, fornecedores e clientes consigam, de fato, superar esta fase. Mais importante do que abrir, é se manter aberto e ter um local mais seguro", reiterou o presidente do Sebrae, Carlos Meller.

Fiscalização

Segundo a entidade, os estabelecimentos devem receber um adesivo de QRCode que será colado nas vitrines, o qual servirá de ferramenta para que os próprios consumidores façam o controle dos estabelecimentos que estão cumprindo as normas de segurança e higiene, como espaçamento entre clientes, uso obrigatório de máscara e fornecimento de álcool em gel.

Uma pesquisa do Sebrae apontou que 60% das microempresas do país registraram queda no faturamento semanal durante todo o mês de maio. O percentual de março foi ainda pior, 89%. Diante disso, justifica-se a preocupação da entidade em auxiliar na retomada dos pequenos empreendedores. 

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.