x

Pandemia

Contratação e integração: Entenda os desafios do recrutamento à distância

Processos seletivos estão sendo adaptados por empresas que precisam contratar durante o período de pandemia.

20/06/2020 13:50:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contratação e integração: Entenda os desafios do recrutamento à distância

Contratação e integração: Entenda os desafios do recrutamento à distância

Diante da pandemia do coronavírus, diversas empresas precisaram interromper suas atividades ou adaptá-las para serem feitas à distância, o que gerou uma paralisação na economia.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mostram que a taxa de desemprego subiu para 12,6% no trimestre encerrado em abril – o que representa 12,8 milhões de pessoas. No entanto, aos poucos, as empresas estão voltando a contratar.

Um estudo da especialista em recrutamento Spring Professional identificou que, apesar de 51% dos setores estarem com as contratações congeladas, 19% seguem com os processos seletivos normalmente – o destaque é para os mercados de tecnologia (23%), alimentos (20%) e farmacêutico (13%).

Além disso, 67% das empresas pretendem retomar integralmente as contratações que estão paradas. A pesquisa também aponta que o maior desafio para aqueles que mantiveram as contratações foi adaptar o processo seletivo para ser feito totalmente de forma remota – 55% das organizações precisaram efetuar mudanças significativas em seus processos admissionais e de integração.

Entrevistas e integração

O processo de seleção remoto requer ajuda da tecnologia para ser eficiente, pois as entrevistas precisam ser feitas por meio de videoconferência. O antigo “olho no olho” acaba permanecendo de certa forma, mas dá lugar a otimização do tempo tanto dos entrevistadores quanto dos candidatos, uma vez que não há o deslocamento.

O modelo de entrevista já era uma tendência de crescimento nas grandes cidades, como São Paulo, antes do cenário de distanciamento social. Agora, a modalidade ganhou espaço também no interior dos Estados.

Mas a necessidade da integração à distância é novidade para a maioria das corporações, principalmente porque é nesse primeiro contato que o profissional vai conhecer de fato a empresa e a cultura corporativa.

O estudo da Spring Professional identifica que 94% das empresas alegam que os candidatos estão confortáveis e compreendem a necessidade dessas mudanças, e entendem que isso não irá atrapalhar seu processo de integração.

Além disso, 80% das companhias que implementaram mudanças no processo de integração alegam que pretendem manter, ou adaptar, essas inovações, mesmo após o fim do isolamento.

Fonte: Você S/A

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.