x

Pandemia

INSS faz drive-thru para entrega de documentos no estado de São Paulo

Entrega drive-thru do INSS visa reduzir a quantidade de processos em espera por falta de documentação.

03/07/2020 11:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS faz drive-thru para entrega de documentos no estado de São Paulo

INSS faz drive-thru para entrega de documentos no estado de São Paulo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu uma solução para receber as cópias de documentos de segurados que precisam cumprir exigências para que a análise de seus pedidos de benefícios sejam concluída. As agências implantaram um drive-thru.

O modelo de serviço já é muito utilizado por diversos segmentos para venda de produtos de maneira segura e rápida, durante o período de pandemia no Brasil.

No caso do INSS, a ideia é que o cidadão encontre urnas nas portas das agências, nas quais poderão deixar um envelope lacrado e devidamente identificado, com as cópias de documentos solicitados pelo órgão para avaliação.

A medida, chamada pelo INSS como “exigência expressa”, foi testada nesta semana em alguns pontos em São Paulo e, devido ao bom desempenho, será oficialmente estendida a todo o estado de São Paulo a partir desta terça-feira (3).

Com o fechamento das agências devido à quarentena e a consequente suspensão dos prazos para entrega de documentos, o INSS paulista tem no cumprimento de exigência o seu maior gargalo para conclusão das análises de benefícios. Do total de benefícios a serem analisados(329,6 mil), 170 mil dependem de entrega de documentos para um próximo passo.

Desde o fechamento das agências físicas, o instituto tem divulgado que documentos podem ser enviados digitalizados pelo aplicativo Meu INSS ou no site oficial. Mas, segundo o INSS, grande parte dos segurados que requer benefícios previdenciários tem dificuldade para utilizar a internet.

O instituto disse que se o drive-thru funcionar no estado de São Paulo, poderá ser estendido a todo o país.

O prazo para o cumprimento da exigência (entrega de documentos) continua suspenso e isso não mudará com a implementação do drive-thru. A suspensão será mantida até, pelo menos, a reabertura das unidades de atendimento, que estão previstas para voltarem de forma parcial em 13 de julho.

Mas, ao antecipar a entrega por meio das urnas ou de maneira digital, o cidadão aumenta a possibilidade de acelerar a liberação do benefício solicitado.

Entrega de documentos

Os cidadãos que optarem pela entrega expressa, deve levar cópias legíveis e sem rasura da documentação solicitada, coloca-las em envolipe lacrado e depositá-lo em uma das urnas disponíveis nas unidades do INSS. Não haverá emissão de protocolo para essas entregas.

Além dos documentos solicitados, é preciso colocar no envelope uma cópia de um documento de identidade com foto do segurado, como RG ou carteira de habilitação.Também é preciso fazer uma declaração de próprio punho, com assinatura, responsabilizando-se pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

Do lado de fora do envelope, é preciso identificá-lo com as seguintes informações:

  • Nome completo do segurado;
  • CPF;
  • Endereço com CEP;
  • Telefone com DD e telefone para recado com nome de quem procurar;
  • E-mail, se tiver;
  • Data em que o evelope está sendo deixado na agência.

O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 7h Às 13h.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.