x
CONTEÚDO notícias

Consulta

IRPF 2020: Receita Federal conclui processamento das declarações

Contribuintes já podem consultar o andamento da declaração do Imposto de Renda 2020 pelo Portal do eCac.

06/07/2020 10:25:23

36,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

IRPF 2020: Receita Federal conclui processamento das declarações

A Receita Federal concluiu o processamento das Declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física 2020. O anúncio foi feito na quinta-feira, 02, dois dias após o prazo final de entrega da obrigatoriedade.

Neste ano, o processamento foi mais ágil que em 2019, quando a Receita demorou 13 dias para processar todas as declarações recebidas.

Desde de 2008, quando foi adotada a sistemática de processamento multiexercício, a Receita têm otimizado o seu desempenho, como podemos observar na tabela e gráfico abaixo:

 


De acordo com a Receita Federal, essa rapidez se deu pela constância nos parâmetros de malha e nas regras estabelecidas nos sistemas para tratar as declarações.

Outro fato bastante relevante é que 2020 foi o primeiro ano que a Receita Federal recepcionou mais de 30 milhões de declarações de contribuintes distintos, batendo também o recorde de declarações entregues pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (APP e online).

Consulta Imposto de Renda

O contribuinte pode consultar o andamento da declaração do Imposto de Renda 2020 pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.

Para isso, é preciso informar o CPF, código de acesso e senha. Acesse o menu "Meu Imposto de Renda", na lateral esquerda da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador de internet. Localize o menu "Processamento" e, em seguida, clique em "Extrato do Processamento", localizado logo abaixo dentro deste menu. Clique no ano que deseja informação. No caso da última declaração, escolha "2020".

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.