x

STJ

Salário e benefício por incapacidade podem ser acumulados

Decisão do STJ que permite acúmulo de salário e benefício de incapacidade deve servir de orientação para tribunais.

07/07/2020 11:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Salário e benefício por incapacidade podem ser acumulados

Salário e benefício por incapacidade podem ser acumulados

Segurados do INSS que seguem no mercado de trabalho têm direito de receber o salário e o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez de forma acumulada.

A decisão do STJ vale para quem entrou na Justiça e aguarda decisão judicial para ter a renda. Com isso, o segurado tem direito a todos os valores retroativos da espera judicial.

Benefício por incapacidade

O benefício por incapacidade exige o afastamento do trabalhador do mercado, mas é comum o segurado continuar trabalhando já que está sem a renda previdenciária.

A decisão do STJ deve orientar tribunais de todo país em julgamentos semelhantes. Ou seja, o trabalhador que tiver o benefício por incapacidade concedido irá receber o valor desde o dia que fez o requerimento administrativo, mesmo que nesse período estivesse recebendo salário.

"Deve ser garantido ao trabalhador o direito de passar por perícia e ter atestada ou não a existência de situação incapacitante. Após a conclusão, o benefício deve ser concedido desde a fixação da data de início da incapacidade", afirma o advogado Rômulo Saraiva.

Quando o benefício for concedido, o salário será substituído por ele, já a decisão judicial obriga o segurado a parar de trabalhar. O advogado orienta os trabalhadores a mencionar no processo a autorização do STJ.

"Essa decisão deve beneficiar pessoas que estão em situação idêntica, mas não significa que ela será concedida automaticamente. Cada juiz fará sua análise", afirma Saraiva.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.