x

Produtividade

Saiba como o RH pode garantir uma equipe engajada mesmo durante a crise

RH inteligente pode auxiliar produtividade de trabalhadores e controle de gestores durante a Pandemia.

11/07/2020 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como o RH pode garantir uma equipe engajada mesmo durante a crise

Saiba como o RH pode garantir uma equipe engajada mesmo durante a crise

As empresas brasileiras estão passando por diferentes realidades para tentar amenizar o cenário de crise causada pela Covid-19. Para garantir a produtividade e engajamento dos colaboradores, as corporações têm apostado em novos métodos e tecnologias dentro de alguns setores e um deles é o de Recursos Humanos.

Mesmo que em home office ou retornando à rotina aos poucos, apostar em um RH inteligente tem sido a alternativa para que gestores cumpram com a tarefa de medir fatores motivacionais, indicadores de energia e de estresse de cada funcionário.

Para se ter uma ideia, investir em recursos para otimizar a área de RH ou incentivar uma equipe tem sido extremamente relevante para melhorar a produtividade, mesmo durante momentos de isolamento social.

Estratégias

Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, rede social voltada aos negócios, 62% dos profissionais que tiveram que adotar o trabalho remoto durante a quarentena, estão mais ansiosos e estressados com as tarefas do que anteriormente, mas este é um cenário que pode ser modificado por meio de estratégias que vão fortalecer a cultura organizacional do time em tempos de crise.

Com os colaboradores afastados ou a distância, fica mais difícil monitorar e acompanhar de perto a situação de cada um e isso acaba impedindo a troca de experiências diárias. E é diante desse quadro de incertezas e inseguranças que esse relacionamento deve ser fortalecido.

Sabemos que um setor proativo é melhor do que um reativo, por isso o RH tem o dever de estudar as possibilidades existentes por meio dos resultados das análises feitas com foco nos profissionais que compõe uma equipe.

Parte dessa ação baseia-se em oferecer feedbacks periódicos, reconhecer o esforço do funcionário e mostrar as conquistas com a intenção de motivá-lo.

Por outro lado, é interessante capacitar a todos com reuniões, suportes internos e ferramentas para que tudo seja feito como planejado e o comprometimento seja espontâneo e natural.

Produtividade

Para garantir a produtividade do time, existem soluções que permitem medir o controle de metas, análise de performance e de desempenho.

Além disso, nesse momento de gestão home office, também é possível identificar por meio de levantamentos realizados por plataformas especializadas os dados sobre cada indivíduo que atua na empresa para uma tomada rápida de decisão.

A utilização de tecnologia, neste caso, tem ajudado muito os profissionais de recursos humanos a manterem o engajamento e diminuírem a rotatividade dentro de uma corporação.

Segundo o estudo Sólides Report, realizado por nossos pesquisadores, as instituições que trabalham performance, desenvolvimento e perfil comportamental dos colaboradores apresentam turnover de 19%, bem abaixo da média nacional de 40% de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) feito em 2019.

O fato é que estamos diante de uma crise e ninguém está confortável com essa situação, mas em linhas gerais, é necessário aprendermos com as lições que toda dificuldade traz.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.