x

Pendências

INSS começa notificar segurados para cumprimento de exigências

Segurados receberão orientação através da central 135, SMS e notificação pelo Meu INSS sobre exigências que precisam ser cumpridas em alguns processos.

16/07/2020 10:25:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS começa notificar segurados para cumprimento de exigências

INSS começa notificar segurados para cumprimento de exigências

Nesta quarta-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar os segurados que fizeram algum requerimento e que consta algum tipo de exigência. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado.

O instituto também começou a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). 

A previsão é que cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do Instituto. Além da notificação pelo aplicativo e a ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

É chamado de exigência o protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. 

O cidadão que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Como cumprir exigência do INSS

No aplicativo Meu INSS, ou site, é possível cumprir exigências, ou seja, apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Os cidadãos são comunicados sobre as diversas exigências da solicitação pelo Meu INSS mesmo, e-mail ou por mensagem ‘SMS’.

Ao entrar no Meu INSS, basta selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Se for preciso incluir documentos digitalizados ou fotografados, é necessário clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. 

Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’. É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Ao verificar que está  tudo certo, clique em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados. Depois é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

Clicando aqui você também pode conferir um vídeo preparado pelo INSS que explica passo a passo como cumprir a exigência.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.