x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Novo imposto

Guedes cogita imposto de 0,2% para transações no comércio eletrônico na Reforma Tributária

O ministro afirmou que quer incluir taxa sobre o comércio eletrônico na Reforma Tributária para reduzir outros impostos, como os da folha de pagamento.

16/07/2020 14:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Guedes cogita imposto de 0,2% para transações no comércio eletrônico na Reforma Tributária

Guedes cogita imposto de 0,2% para transações no comércio eletrônico na Reforma Tributária

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um novo imposto de 0,2% sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico.

De acordo com o ministro, a ideia é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de locais onde os impostos incidem. Com isso, seria possível reduzir a cobrança que recai sobre outras bases, como a folha de pagamentos, segundo Guedes.

“A nossa ideia era colocar uma terceira base, que seriam os pagamentos, os comércios eletrônicos, uma base que está crescendo. Uma alíquota pequenininha de 0,2% sobre comércio eletrônico tem uma capacidade de arrecadação bastante importante, e está crescendo”, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan.

Além de desonerar as folhas das empresas, o ministro disse que essa criação poderia levar a uma redução nos impostos sobre o consumo ou no imposto de renda.

“Só tem uma forma de você simplificar e reduzir as alíquotas de impostos, é ampliar a base. Se todo mundo paga um pouquinho não precisa pagar muito”, disse.

Guedes ainda afirmou que a reforma tributária está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional e que ele está aguardando “entendimento político”.

A Câmara dos Deputados e o Senado estão tentando reunir propostas de diferentes autores que já tramitam nas Casas, mas ainda não receberam nenhum texto oficial do Ministério da Economia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.