x

Pandemia

Afastamento do trabalho cai em junho e IBGE diz que é preocupante

Para especialistas do IBGE, a redução no afastamento de pessoas do trabalho pode ser sinônimo de aumento no desemprego.

23/07/2020 16:40:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Afastamento do trabalho cai em junho e IBGE diz que é preocupante

Afastamento do trabalho cai em junho e IBGE diz que é preocupante

A pesquisa Pnad Covid do IBGE identificou que o número de afastados do trabalho por conta do distanciamento social no Brasil, decorrente da pandemia do novo coronavírus, baixou em junho para 11,8 milhões de pessoas. Em maio, eram 15,7 milhões.

Mas especialistas acreditam que parte dessa redução pode estar associada a desligamentos e demissões de empregados, devido aos efeitos negativos da pandemia sobre as atividades econômicas.

“Isso era algo esperado em função de que a pandemia afetou principalmente comércio, serviços e emprego doméstico. A pandemia provoca redução de salário e compromete a saúde de empresas, especialmente pequenas”, disse o diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cimar Azeredo.

A gerente do IBGE, Maria Lúcia Vieira, complementou o raciocínio dizendo que boa parte das pessoas que estavam afastadas por conta do distanciamento social passou a ser desempregada.

Afastamento por região

Os dados do IBGE apontam que o percentual de afastados devido à pandemia caiu de 18,6% para 14,2% dos ocupados, de maio para junho, totalizando 11,8 milhões de pessoas.

O Nordeste apresentou o maior percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social (20,2%), seguido pela região Norte, (17,1%). Na outra ponta, a região Sul foi a menos afetada (7,8%).

A maior proporção de pessoas afastadas do trabalho foi o de 60 anos ou mais de idade, mas mesmo nesse grupo houve redução de maio para junho, de 27,3% para 23,0%.

De acordo com o Instituto, em junho aumentou o número de desempregados, caiu o total de ocupados e ocorreu uma diminuição no número de pessoas que não procuraram trabalho por conta da pandemia.

Em junho eram 17,8 milhões de pessoas que disseram que gostariam de trabalhar mas não tomaram iniciativa em razão da pandemia ou por falta de emprego na localidade onde mora.

Em maio eram 18,5 milhões de pessoas nessa condição. Com o início da flexibilização da quarentena a perspectiva é de aumento na taxa de desemprego.

“É de se esperar um aumento da desocupação por conta do aumento da flexibilização... haverá mais demanda por emprego mas será que a economia vai responder?”, questionou Cimar Azeredo.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.