x

Serviços online

Pandemia: Governo consegue digitalizar 250 serviços para cidadão

Com os 250 serviços digitalizados no período da quarentena, Brasil já conta com 824 serviços na modalidade on-line.

28/07/2020 16:15:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pandemia: Governo consegue digitalizar 250 serviços para cidadão

Pandemia: Governo consegue digitalizar 250 serviços para cidadão

A digitalização de alguns serviços público já vinha acontecendo ao longo dos anos,mas, com a pandemia de Covid-19, esse processo precisou ser acelerado. Desde março deste ano, 251 serviços já foram digitalizados.

Um dos principais destaques é o Auxílio Emergencial de R$ 600, oferecido para auxiliar a população no período de crise, e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, digitalizados neste período para facilitar o acesso da população e reduzir os impactos negativos da pandemia.

O aumento dos acessos ao portal Gov.br, que concentra todos os serviços digitais do governo federal, é indicativo da migração do cidadão que utilizava o atendimento presencial dos órgãos públicos para o atendimento digital.

De acordo com o governo, enquanto houve 4,6 milhões de diferentes pessoas acessando os serviços no portal em janeiro deste ano, o número em junho já chegava a 12,1 milhões de usuários.

O Executivo divulgou dados que apontam que os aplicativos mais procurados pela população são:

Carteira de Trabalho Digital, com 8.437.557 instalações hoje ativas em celulares;
• Carteira Digital de Trânsito, com 7.770.086 instalações ativas;
• Meu INSS - Central de Serviços, com 5.403.080 instalações ativas.

Digitalização resulta em economia

Desde janeiro do ano passado, o governo federal transformou 824 de seus serviços em digitais.

A estimativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, órgão central da transformação digital do governo, é de economia de mais de R$ 2 bilhões anuais somente com esses serviços digitalizados.

A meta definida pela Estratégia de Governo Digital, publicada em abril, é atingir os 100% de digitalização até o final de 2022.

Hoje, 59% do total de 3,3 mil serviços já é totalmente digital. A estimativa é de que, devido à digitalização já realizada, 65 milhões de atendimentos anuais deixam de ser presenciais nos órgãos públicos.

Durante o período da pandemia, tem ocorrido maior procura por serviços que já estavam disponíveis na forma on-line, como as carteiras de trabalho e de trânsito e os do Meu INSS.

“É uma transformação para o governo, que procura ser mais acessível e ágil na prestação de serviços públicos, e mais ainda na vida do cidadão”, ressalta o coordenador de Relacionamento e Portfólio, Marcos Ricardo dos Santos.

“Pessoas que antes tinham de se deslocar para agências e outras unidades de órgãos públicos agora conseguem fazer o atendimento completo pelo celular, notebook ou computador, sem sair de casa.”, pontua.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.