x

Contabilidade

ScaleFactor: Diferenciar contabilidade digital de online é urgente

Para especialista, redução momentânea de custos poderá sair muito cara lá na frente.

29/07/2020 11:55:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ScaleFactor: Diferenciar contabilidade digital de online é urgente

ScaleFactor: Diferenciar contabilidade digital de online é urgente

As empresas que vendem contabilidade online vendem um mundo irreal, apoiadas no discurso da tecnologia como solução de todos os problemas.

Elas surgem com muitas promessas: substitua seu contador por um robô. Elimine os erros humanos. Produza mais pagando menos.

Após o caso ScaleFactor, desvendado este mês pela revista Forbes na reportagem “Por dentro da polêmica que levou à derrocada da ScaleFactor”, é urgente pontuar a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital. E como a primeira pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio.

Os principais focos da indústria da contabilidade online são as pequenas e médias empresas. Justamente aquelas que demandam mais orientação e planejamento para sobreviverem e crescerem, especialmente na realidade brasileira, com a quantidade excessiva de impostos e obrigações acessórias.

E é esse o ponto sensível: inteligência artificial nenhuma substitui o pensamento crítico e técnico do contador para atuar como braço direito do empresário, fornecendo orientações, apontando caminhos e apoiando a tomada de decisões.

Contabilidade digital

A contabilidade digital é a maior aliada do profissional da contabilidade! Porque consiste na utilização de softwares para automatizar processos repetitivos e manuais, favorecendo o aspecto consultivo e orientativo da profissão. Afinal, sobra tempo para nos dedicarmos a esse trabalho essencial.

O contador-digital oferece ao empresário uma consultoria completa, resultado da união entre o conhecimento contábil, a tecnologia e a gestão financeira do negócio. Por isso, o futuro da contabilidade é ser consultiva e digital.

Contabilidade online

Já a contabilidade online dispensa a existência, a atuação e o relevante trabalho do profissional contábil, prometendo autonomia – cuidar da contabilidade, das contas e dos impostos dos clientes.

O resultado? Vejamos mais de perto o caso ScaleFactor, startup que anunciou o encerramento de atividades em junho de 2020: segundo matéria da Forbes, em vez de o sistema, através de inteligência artificial, produzir demonstrações financeiras, por algum erro sistêmico, dezenas de contadores fizeram o serviço manualmente. Mas, “a tecnologia imprevisível continuava levando a erros nos livros de contabilidade dos clientes”, diz a reportagem.

 Aos empresários: acreditem, essa redução momentânea de custos poderá sair muito cara lá na frente. Contar com o assessoramento de um profissional da contabilidade devidamente registrado e habilitado no Conselho Regional é muito mais do que a tranquilidade de demonstrações contábeis e obrigações fiscais em dia: é ter um especialista à disposição para contribuir, diariamente, com o desenvolvimento do seu negócio.

*Artigo por Samir Nehme - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.