x

Assinatura Digital

Vá além e conheça todas as vantagens que a Assinatura Digital traz para sua contabilidade

É inegável que a tecnologia vem mudando a forma de fazer negócios para empresas de todos os ramos. Para as contabilidades, não seria diferente. E a digitalização de documentos e assinaturas são um exemplo claro disso.

31/07/2020 14:45:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Vá além e conheça todas as vantagens que a Assinatura Digital traz para sua contabilidade

Vá além e conheça todas as vantagens que a Assinatura Digital traz para sua contabilidade

Associar uma assinatura a um Certificado Digital uniu a praticidade do virtual com um alto nível de segurança, que possibilita inclusive, validade jurídica. Consequentemente, isso gera economia, reduz custos com papel, cartório, entregas, deslocamentos etc.
O universo contábil já conta com vários exemplos de benefícios trazidos pela tecnologia, como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). E também temos o fato de um mesmo Certificado Digital poder ser usado para o envio de obrigações fiscais, tributárias e para assinar documentos, com o respaldo legal pela MP 2.200-02.
E não para por aí, hoje os Contadores já contam com uma ferramenta para gestão da validade dos Certificados de seus clientes, como a solução S.Control.  Podem indicar que seus clientes façam a aquisição e validação dos Certificados Digitais de forma 100% online, através da videoconferência. E ainda agregam mais valor e faturamento ao seu negócio, vendendo Certificados na própria contabilidade com as novas modalidades do Programa Contador Parceiro da Soluti. 
Cada vez mais, etapas de processos contábeis que antes eram analógicas ou manuais, estão sendo substituídas por uma versão mais rápida, mais simples e mais barata, de forma digital.
Além disso, novas funcionalidades estão sendo criadas dia a dia. Nesse contexto, sabendo usar de forma eficaz, a Assinatura Digital já tem uma grande relevância para os Contadores e terá cada vez mais, daqui pra frente.
Por isso, trouxemos 2 dicas de ouro para você entender como aproveitar todas as vantagens que a Assinatura Digital traz.
 


1ª dica: Adquira um Certificado Digital 

A primeira coisa que precisa fazer é adquirir o seu Certificado Digital para assinar documentos digitalmente. Você pode fazer isso comparecendo em uma Autoridade Certificadora ou sem sair de casa, de forma 100% online.

O que acontece é que, quando você emite um Certificado, ganha também uma identidade digital exclusiva. Isso ajuda a garantir seus maiores atributos, a autenticidade, a integridade e o não-repúdio do documento assinado.

É importante que você, Contador, conheça os tipos de Certificado. Assim pode escolher melhor qual deles vai atender suas necessidades específicas. São muitas opções de validades, entre 1 e 5 anos, e de armazenamento: tokens, cartões, computador ou em nuvem. Com o Certificado pronto, é só usá-lo para autenticar assinaturas, através de uma plataforma de transações digitais, que usa o Certificado armazenado em nuvem, o Bird ID. Um processo bem parecido com o reconhecimento de firma em cartório.
 


2ª dica: Escolha uma boa Plataforma de Assinaturas.


Essa plataforma deve cumprir os requisitos de segurança e garantir confiança pública para as assinaturas. Além disso, é importante que ofereça ferramentas para gestão dos documentos.
A Soluti, Autoridade Certificadora líder de mercado no Brasil, oferece uma solução perfeita para isso, o Assine Online. Essa plataforma possibilita a assinar documentos e contratos através da assinatura eletrônica, modelo em que não é necessário um Certificado Digital; e digitalmente, modelo que utiliza um Certificado Digital.
Além disso o processo é intuitivo, fácil de usar e possui vários planos que se encaixam em sua demanda, inclusive um plano gratuito para conhecer todas as facilidades.
Outro ponto de destaque dessa ferramenta é um processo simplificado 100% online para oferecer o máximo de eficiência com o mínimo de esforço. Tão fácil, que nem precisa ser um especialista, como um Contador, pra usar. Você pode indicar a plataforma aos seus clientes para que eles também aproveitem processos otimizados e mais economia no trato diário dos documentos.

 
Conheça o ABC desse processo:

 
Envie os documentos



Toda contabilidade conhece bem esses nomes: contratos, declarações, recibos, procurações, propostas, declaração de IR, livros contábeis, balancetes financeiros e outras obrigações fiscais e tributárias. Todos eles podem ser assinados através da plataforma no formato PDF.
 

Indique quem vai assinar.


O próximo passo é indicar as pessoas que vão assinar aquele documento. A assinatura pode ser eletrônica ou digital e ainda pode ser realizada por diversas pessoas.

Depois é enviado um e-mail para todos os responsáveis com um link para assinar o arquivo. E quem solicitou as assinaturas acompanha o processo com notificações a cada etapa realizada.

 
Administre seu fluxo.


O usuário ainda conta com uma gestão completa das assinaturas de seus documentos, com geração de relatórios, acompanhamento do status do documento e sua posição no fluxo de assinaturas. E a Plataforma ainda armazena seus documentos por até 5 anos.
 
Bom, com essas informações você já teve uma ampla visão sobre como a assinatura digital pode ajudar a sua contabilidade. Tanto na economia de tempo, custos e estrutura, quanto no aumento de rentabilidade.
Com a mudança de diversas declarações e obrigações do formato físico para o digital, como o SPED, por exemplo, a automação dos processos se tornou obrigatória.
Então o recado é claro, se você quer continuar competitivo e agregar diferenciais realmente importantes para seus clientes, a assinatura digital é a base para elevar o patamar de sua contabilidade.
Gostou do nosso conteúdo sobre a importância da Assinatura Digital para Contadores?
Agora que você já sabe quais as principais vantagens, não perca tempo e abra sua conta gratuita no Assine Online.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.