x

Dicas

3 pontos para observar para renegociar dívidas de maneira vantajosa

Há alguma maneiras para que possa renegociar dívidas de maneira a não piorar sua situação.

01/08/2020 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 pontos para observar para renegociar dívidas de maneira vantajosa

3 pontos para observar para renegociar dívidas de maneira vantajosa

O cenário de crise e incertezas que se desenha a cada dia para os brasileiros, fez com que muitas pessoas perdessem suas fontes de renda fixa e, consequentemente, foi preciso atrasar o pagamento de algumas dívidas.

Mas, por muitas vezes, o não pagamento de prestações pode implicar em acúmulo de juros e, assim, as contas duplicam de valor.

A renegociação de dívidas é um grande aliado para quem deseja sair dessas dívidas. Se for bem feita, pode gerar grande economia de uma só vez. Porém, se fizer do jeito errado, a chance de piorar sua situação financeira é grande.

A planejadora financeira, Júlia Mendonça, dá três dicas do que observar sempre que for negociar seus débitos com o banco:

Peça o cálculo da dívida

A primeira coisa que você deve fazer antes de renegociar é pedir a planilha de evolução da dívida. Isso vai mostrar como ela cresceu com o tempo, desde o começo até hoje.

Nesse documento, vai ficar bem claro quais foram os juros cobrados ao longo do tempo. Alguns bancos podem dificultar seu acesso ao cálculo, mas isso é um direito seu e não pode ser negado.

Analise bem o documento para ter certeza de que não existe cobrança de juros abusivos ou de serviços que não deveriam ser cobrados, o que infelizmente é muito comum.

Se descobrir algum problema, vale a pena procurar o PROCON ou um advogado. Fica muito mais fácil e justo negociar com o banco sabendo qual era o valor lá no começo da sua dívida e quais foram os juros cobrados pela instituição financeira.

Tenha uma proposta

Antes de renegociar a dívida, faça um planejamento financeiro e descubra quanto consegue pagar por mês na parcela da renegociação sem ficar no vermelho. Se hoje você tem dívidas, é bem provável que nunca tenha feito isso.
Não adie essa tarefa e aprenda hoje como montar um planejamento financeiro. É importante ter bastante dinheiro para fazer uma proposta à vista.

Se precisar, faça hora extra ou venda alguma coisa que está parada em casa. Na maioria das vezes o banco vai lhe oferecer um descontão se você tiver dinheiro na hora.

Tem que ser firme na negociação. Pode dizer: "Tenho isso de dinheiro agora. Se não quiser, vou oferecer para outro banco". Para o banco, pode valer mais a pena aceitar essa grana do que deixar você ir embora sem pagar nada.

Não caia no impulso de aceitar uma parcela que não cabe no seu orçamento. Muita gente se sente pressionada pelo banco na hora da negociação e aceita qualquer coisa.

Cuidado com a venda casada Muitos bancos, na hora de fazer a portabilidade, dizem que só conseguem fechar um acordo se você comprar um seguro ou outro serviço oferecido por eles. Essa é a famosa venda casada e essa prática é crime.

Caso você perceba que está sendo vítima de venda casada, não aceite a oferta e denuncie o banco ao PROCON. Leia muito bem tudo o que está assinando, pois muitas vezes incluem esses produtos sem que você perceba.

Feirões são ótimas horas para negociar

De vez em quando as financeiras e os bancos fazem feirões de renegociação. Nessa hora, eles são bem bonzinhos e normalmente você consegue sair de lá com uma ótima oferta para pagar sua dívida. Não é incomum conseguir descontos de mais de 50% na dívida, por isso é muito importante ficar de olho nessas oportunidades.

O problema é que nunca dá para saber quando que esses feirões vão acontecer. Tem que ficar atento ao site do seu banco porque isso sempre é informado lá. Na dúvida, comece agora a juntar dinheiro e organizar suas finanças até que apareça a oportunidade de um feirão.

Na luta contra as dívidas vale tudo para pagar menos e sair do buraco. Sabendo usar a renegociação de forma correta você vai economizar muito dinheiro, muito tempo e muitas noites mal dormidas.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.