O aplicativo Coronavírus SUS ganhou uma nova atualização no final da semana passada que permitirá rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela Covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde, a tecnologia chamada API Exposure Notification já é usada em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai, e só será ativada caso o usuário habilite a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo.
A pasta explicou em nota que as pessoas que estiverem geolocalizadas em um perímetro próximo de outras pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta.
O sistema não identifica o doente, apenas avisa da proximidade de alguém que, voluntariamente, informou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias.
Controle de infectados
Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo.
Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”
O Ministério da Saúde informa que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem o aplicativo instalado nos celulares, e espera que haja um aumento no uso de 30% após a implementação da novidade.
O aplicativo Coronavírus SUS está disponível para as plataformas Android - na Google Play e para iOS, na App Store.