x

Atualização

MEI: Saiba como alterar o seu endereço

MEIs devem manter seus cadastros atualizados para que possam operacionalizar seu negócio sem problemas futuros.

06/08/2020 10:20:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MEI: Saiba como alterar o seu endereço

MEI: Saiba como alterar o seu endereço

Com mais de 8 milhões de registros no país, os Microempreendedores Individuais (MEI) estão em números cada vez maiores. Diante dessa representatividade, é uma atividade comum que esses profissionais acessem seus dados e características do registro.

Saber como atualizar ou alterar o endereço MEI faz parte dos procedimentos necessários para que seus dados estejam sempre corretos para a operação do seu negócio. Confira o passo a passo.

Alterar endereço MEI

Todo tipo de informação cadastral e atividade referentes ao registro do Microempreendedor Individual, inclusive como alterar o endereço do MEI, estão depositadas em uma plataforma central: o Portal do Empreendedor.

É nesse canal do Governo Federal que os serviços disponíveis, os dados de cadastro e a legislação referente à atividade ficam centralizados. Inclusive, esse canal é um completo repositório das dúvidas mais comuns no dia a dia da operação.

É uma mudança que pode ser conduzida de forma simples. Uma vez que o registro do MEI esteja devidamente formalizado, basta acessar o Portal do Empreendedor para fazer as substituições necessárias.

No site, basta clicar em “Atualize seus Dados” na opção “Alterar Dados”. Importante ressaltar que esse tipo de alteração é gratuita.

Quando for necessária a mudança de cidade ou estado, é importante notar que existem diferenças e peculiaridades documentais e gerenciais vinculadas a cada município onde a empresa está instalada ou planeja se instalar. Alguns deles possuem exigências distintas e que, nesses casos, nem sempre poderão ser resolvidas no Portal do Empreendedor.

Por isso, a orientação para o MEI que esteja de mudança é que, antes de alterar os dados cadastrais, também busque informações sobre as medidas necessárias para atuação e emissão de notas junto à prefeitura da localidade.

Portal do Empreendedor

Dentre as informações cadastrais que podem ser atualizadas via Portal do Empreendedor, além de alterar o endereço MEI, existem mais possibilidades.

Outros dados que podem sofrer mudanças, conforme a necessidade do Microempreendedor Individual, são: o documento de identidade, os telefones e demais contatos, o e-mail, o capital social, ocupações referentes ao MEI, forma de atuação e, é claro, endereço tanto comercial quanto residencial.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.