x

Hacker

Ataque cibernético: E-mail é a principal fonte de fraudes durante pandemia

Levantamento mostra que ataques cibernéticos crescem na pandemia e que e-mail é principal alvo dos golpistas.

06/08/2020 17:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ataque cibernético: E-mail é a principal fonte de fraudes durante pandemia

Ataque cibernético: E-mail é a principal fonte de fraudes durante pandemia

Um levantamento realizado pela Check Point, apontou que os ataques cibernéticos aumentaram em 60% no primeiro semestre, ou seja, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o estudo, no Brasil uma empresa é atacada em média 571 vezes por semana. O principal meio usado pelos fraudadores é o e-mail, onde ocorreu 51% dos golpes registrados.

Diante do cenário atual de confinamento social, os artifícios para atrair a atenção vão de informações sobre a doença até promoções para quem gosta de compras online.

Há também o phishing, um termo usado para tentativas de fraude onde o criminoso usa diversas iscas como mensagens com conteúdos atrativos e a vítima acaba cedendo informações pessoais, como senhas e dados bancários.

Golpes

O levantamento mostrou que os golpes tentam induzir a clicar em um link ao te apresentar uma promoção muito boa em um site desconhecido que pede por dados pessoais.

Porém estes sites não são reais, mas sim elaborado pelo hacker, que procura ter um benefício financeiro nestes casos.

Para se proteger é preciso ter uma rede de segurança e ficar atento a sites desconhecidos e às senhas cadastradas. Além disso, o ideal é utilizar senhas mais fortes, não compartilhar sua senha, não repetir senha, não acessar redes de wifi abertas e sempre instalar atualizações dos apps.

Tudo isso aumenta sua segurança e diminui a possibilidade de ser atacado.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.