x

Pandemia

Auxílio Emergencial vai impactar em 2,5% o PIB brasileiro

Os dados do impacto do Auxílio Emergencial no PIB brasileiro são parte de um estudo da Universidade Federal de Pernambuco.

13/08/2020 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auxílio Emergencial vai impactar em 2,5% o PIB brasileiro

Auxílio Emergencial vai impactar em 2,5% o PIB brasileiro

O Ministério da Cidadania divulgou um balanço, junto da pasta da Economia, indicando que o Auxílio Emergencial, concedido à população durante a pandemia deste ano, terá um impacto de 2,5% no PIB brasileiro.

Segundo o governo, os R$ 250 bilhões previstos para serem investidos pelo Executivo no pagamento das cinco parcelas do benefício, permitem que boa parte das engrenagens da economia sigam em atividade.

Esses dados divulgados estão embasados em um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvido pelos economistas Ecio Costa e Marcelo Freire.

Por ser transferência direta de recursos, o programa gera efeitos em todos os segmentos econômicos, num momento em que várias atividades foram paralisadas em função da pandemia do novo coronavírus.

“Essa política vai abrangendo todos os setores, a partir da decisão dessas famílias. Elas vão gastar no consumo de alimentos, vestuário, até em eletrodomésticos, vão quitar dívidas e isso termina movimentando a economia em todos os segmentos”, explica Costa.

Impactos por região

De acordo com o levantamento, a região Norte e Nordeste são as mais impactadas quando analisado o volume de recursos do Auxílio Emergencial em proporção ao PIB local. Os 16 estados das duas regiões têm os maiores percentuais nessa relação, todos com médias superiores à nacional de 2,5%.

No Maranhão, o impacto do benefício chegou a 8,6% do PIB, enquanto no Piauí atingiu 7,9%. Em seguida, estão Paraíba (6,7%); Alagoas e Ceará (ambos 6,4%).

Considerando as cinco parcelas que serão pagas ao final dessa etapa do programa, o Auxílio Emergencial equivalerá a 10% do PIB para 1.709 cidades brasileiras, sendo que 80,4% delas são nordestinas.

Pela ordem, aparece a Bahia com 324 municípios, o Piauí com 200, o Maranhão com 192, a Paraíba 186, o Ceará 138, Pernambuco 131, Rio Grande do Norte 103, Alagoas 57 e Sergipe 44.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.