x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Investimentos

Tesouro IPCA 2020 vence hoje e especialistas falam de opções para reinvestir

Vencimento IPCA 2020 vai devolver R$ 63 bilhões a investidores e muitos estão dúvida sobre como reinvestir o dinheiro.

17/08/2020 11:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tesouro IPCA 2020 vence hoje e especialistas falam de opções para reinvestir

Tesouro IPCA 2020 vence hoje e especialistas falam de opções para reinvestir

O Tesouro IPCA 2020 vence nesta segunda-feira (17) e 63 bilhões de reais serão devolvidos a quem investiu na aplicação. Os valores cairão automaticamente na conta da corretora.

Muitas pessoas desejam reinvestir o dinheiro, já que ele está corrigido pela rentabilidade e com desconto do imposto de renda e outras taxas, mas está com dúvida de como fazer isso, se vale a pena investir na renda fixa novamente, jjá que Taxa Selic está em 2%.

Juliana Machado, analista de fundos da EXAME Research, afirmam que sim, mas diz que isso vai depender do perfil de investidor e objetivos da aplicação.

“O perfil do investidor não é estático. Desde a aplicação no título ele pode ter modificado. Tem a ver com momento de vida, capacidade financeira, idade e também experiência. O investidor pode aprender a calcular melhor o risco. Isso o torna apto para aplicar em produtos mais arrojados.”

O vencimento do título provoca um desbalanceamento da carteira. Portanto, pode ser necessário equilibrá-la novamente com aplicações mais conservadoras, de acordo com o nível de risco desejado.

Além disso, títulos indexados à inflação são indicados para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria.

Reserva de emergência

A analista de fundo lembra que, por causa da crise provocada pela pandemia, muita gente pode ter usado parte de sua reserva de emergência. O vencimento do título, portanto, é uma boa oportunidade para recompor os valores.

Para isso, a melhor opção continua sendo o Tesouro Selic, ainda que a taxa de juros esteja baixa.

A recomendação é que a reserva de emergência some um valor seja equivalente de seis a 12 meses da renda mensal.

Tesouro IPCA

Rodrigo Fontana, analista da corretora Guide, diz que se o investidor tem objetivos de longo prazo pode fazer comprar um outro título Tesouro IPCA, disponível na plataforma do Tesouro Direto.

“Mesmo que os juros tenham diminuído bastante, o Tesouro IPCA 2035 e 2045 ainda oferece uma taxa de juro real de 4% ao ano. É o dobro da Selic. Para os padrões globais, ainda é uma taxa generosa, considerando que na compra do título há apenas o risco de o governo não pagar a dívida.”

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.