x
CONTEÚDO notícias

Obrigação acessória

Fim do Siscoserv: Como ficam Exportações e Importações de Serviço, Compliance e Tributos

Live de aquecimento do Conbcon fala sobre as obrigações das empresas com o fim do Siscoserv, anunciado pelo Ministério da Economia.

19/08/2020 13:20:01

8,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Fim do Siscoserv: Como ficam Exportações e Importações de Serviço, Compliance e Tributos

O Ministério da Economia anunciou o desligamento definitivo do Siscoserv, que registrava as operações com o exterior A medida se deu em face da pandemia e da necessidade de redirecionamento dos recursos orçamentários para ações de enfrentamento à crise sanitária de coronavírus.

Pelo lado dos pagamentos internacionais, ao longo de seus 8 anos exatos de existência, o Siscoserv obrigou as empresas a melhorarem o seu processo de recolhimento de tributos na importação de serviços, ainda muito negligenciado pelas empresas que pagam via cartão de crédito internacional e câmbio

Já pelo lado dos recebimentos internacionais o sistema demonstrou que alguns tributos são recolhidos indevidamente no caso de exportação de serviços, muito por conta da dificuldade de caracterização deste conceito e dificuldades das empresas exportadores em comprovar que se trata efetivamente de exportação de serviços e do local de produção de efeito dos seus resultados.

A partir de agora, sem a obrigação acessória, é importante entender:

- Quais orientações o profissional de contabilidade deve passar ao seu cliente?
- Como ficará o Compliance das Exportações e Importações de Serviços sem o Siscoserv?
- O que deixa de existir e o que continua existindo?
- Quais cuidados as empresas devem tomar?

Para entender o que muda com esse novo cenário, convidamos Lisandro Vieira, que é Fundador e CEO do Grupo WTM International e especialista em Pagamentos Internacionais e Comércio Exterior de Serviços e Mercadorias, para uma live de aquecimento do Conbcon.

Durante o bate-papo, Lisandro vai explicar o que deixa de existir com a desativação da obrigação acessória, o que continua valendo e os principais cuidados que as empresas devem tomar. A transmissão acontece nesta quinta-feira, 20, às 15h. Clique aqui para se inscrever.

CONBCON

Desde 2017, o Congresso Online Brasileiro de Contabilidade vem solidificando o conceito de democratização do conhecimento.

Na última edição, contamos com mais de 50 mil inscritos e cerca de 100 conteudistas. Buscamos acolher todas as categorias contábeis na programação, produzindo palestras que atendam desde o estudante de contabilidade até o auditor de grandes empresas.

Neste ano, o tema escolhido foi “Desafios, Oportunidades e Transformações do Mercado Contábil”, visando trazer soluções e aprimoramentos para a categoria.

O Congresso será totalmente on-line e gratuito entre os dias 21 e 25 de setembro. Além disso, contará com certificados e pontuações para o EPC. As inscrições já estão abertas.

Até lá, traremos conteúdos de relevância através do pré-evento, que é uma espécie de aquecimento para o Congresso. Marque na agenda e aproveite para tirar as suas dúvidas!

Conbcon 2020

Congresso Online Brasileiro de Contabilidade
Data: 21 a 25 de setembro
Participação: Gratuita
Inscrições: conbcon.com.br

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.