x

Golpe

Receita Federal alerta para fraudes em nome da instituição

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil alerta para um golpe que está sendo aplicado por meio das redes sociais.

28/08/2020 09:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita Federal alerta para fraudes em nome da instituição

Receita Federal alerta para fraudes em nome da instituição

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) alerta para um golpe que vem sendo aplicado por meio das redes sociais utilizando o nome da instituição.

Segundo a Receita, a fraude acontece da seguinte maneira:

O golpista entra em contato com a vítima pelas redes sociais, diz que mora fora do Brasil e estabelece um relacionamento amoroso virtual.

Em seguida, ele alega que vai voltar para o Brasil para o país e diz ter enviado uma suposta encomenda para a vítima contendo parte da sua mudança para o Brasil ou algo de valor enviado a título de presente para a vítima.

Mas, para vítima ter acesso aos objetos enviadors, e golpista afirma que a encomenda estaria retida na Alfândega, pede para a vítima fazer reiterados depósitos/transferências em conta corrente para conseguir sua liberação.

Para dar uma aparência de legitimidade à farsa, são encaminhadas à vítima mensagens com informações de contatos falsos de Fiscais da Receita Federal.

De acordo com a Receita Federal, a população deve ficar atenta e observar as seguintes recomendações: a RFB nunca liga ou manda mensagens de cobrança para liberação de mercadorias; o pagamento de tributos federais é sempre feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca via depósito/transferência em conta corrente.

Encomendas via postal

Caso exista uma encomenda por via postal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é a responsável pelos procedimentos. Se a encomenda chegar por Remessa Expressa (Courrier), deve ser enviada por empresas habilitadas pela RFB.

No caso de sofrer essa tentativa de fraude, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer denúncia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade