x

Solidariedade

Dia do voluntariado: Solidariedade se torna ainda mais relevante em época de pandemia

O Dia Nacional do Voluntariado existe há 35 anos no Brasil e é comemorado nesta sexta-feira, 28 de agosto.

28/08/2020 11:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dia do voluntariado: Solidariedade se torna ainda mais relevante em época de pandemia

Dia do voluntariado: Solidariedade se torna ainda mais relevante em época de pandemia

Há 35 anos, a Lei nº 7.352, que institui o Dia Nacional do Voluntariado, está vigente no nosso País. A data é comemorada em 28 de agosto, mas este ano ganhou ainda mais relevância.

Ser voluntário é uma das práticas mais complexas da humanidade, afinal é preciso dedicar esforços a serviço de quem precisa.

José Augusto Picão, voluntário do CRCSP e da Casa do Contabilista de Ribeirão Preto/SP, conta que se sente na obrigação de estar sempre colaborando.

“O voluntariado é essencial para que as entidades possam continuar a exercer suas funções, e consequentemente contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. Mesmo porque, esses locais atendem as demandas sociais que seriam de responsabilidade do setor público. Então, me vejo na obrigação de estar sempre colaborando”, conta.

Ações simples podem fazer toda a diferença para quem precisa. Segundo ele, este ano, foram realizadas campanhas de doação de cobertores e arrecadação de alimentos para todas as entidades que trabalham com idosos.

“É isso que nos enche de orgulho… poder fazer alguma coisa para alguém que a gente não conhece, principalmente nesse momento de pandemia.”

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário envolveu 6,9 milhões de pessoas no Brasil em 2019, correspondendo a 4% da população, a maioria mulheres e grande parte com 25 anos ou mais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um número que deve crescer muito neste ano, com as manifestações de solidariedade generalizadas em prol dos grupos mais vulneráveis à crise do coronavírus.

De acordo com Picão, o Dia Nacional do Voluntariado é muito importante para conscientizar e incentivar pessoas a também realizarem este trabalho.

“Além de contabilizar números, nós profissionais da contabilidade precisamos contabilizar também a solidariedade. Por isso, incentivo a todos: vamos ser voluntários. A sociedade precisa da gente”, finaliza.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.