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Livro encoraja profissionais contábeis a cobrar preço justo pelos serviços prestados

O livro “SPED no escritório contábil”, do professor Antonio Sérgio de Oliveira, trata os pormenores que justificam a cobrança de um preço justo pelos serviços, e também aborda outros temas que envolvem a administração de um escritório contábil.

31/01/2012 09:14

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Livro encoraja profissionais contábeis a cobrar preço justo pelos serviços prestados

Um dos temas mais complexos e controversos que rondam o meio contábil brasileiro, a cobrança de um valor correto para os honorários pagos pelos clientes ainda é tema bastante delicado entre os profissionais da área. Mas como fazê-lo se há no mercado uma concorrência voraz e muitas vezes desleal? Afinal, é melhor perder um cliente que paga pouco e proporciona muito trabalho, ou é preferível mantê-lo, na esperança de que este concorde em adequar o honorário à realidade dos serviços prestados por seu contador?

É fundamental que estas perguntas sejam respondidas por cada contador, visto que já faz algum tempo, sua demanda vem aumentando gradativamente com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) . Tecnologia complexa, ela ainda intimida e permanece incompreensível para uma parcela considerável dos profissionais da contabilidade.

O mesmo vem ocorrendo com as empresas fornecedoras de tecnologia para a área contábil, como softwares, que se veem às voltas com o aumento dos custos gerados pelo SPED, para manter determinados clientes. A elevação dos preços e o repasse aos clientes são inevitáveis.

Um dos defensores do preço justo, o professor Antonio Sérgio de Oliveira lançou o livro “SPED no escritório contábil” (241 páginas; Editora Publicações Jurídicas; R$ 49,90), que explica os pormenores não apenas deste polêmico tema, mas de outros que envolvem a administração de um escritório contábil.

A obra é destinada aos empresários da área contábil, funcionários dos escritórios de contabilidade, trabalhadores das áreas fiscal e contábil das empresas em geral, empresas de outsourcing, auditorias e consultorias, além de estudantes de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Tecnologia da Informação.

O livro trata de diversos temas ligados ao SPED e mostra ao leitor uma visão abrangente do tema, mas sem desfocar da realidade de sua aplicação no dia a dia das empresas de contabilidade.

São eles revisão de processos do escritório e do cliente; disciplinando o cliente para este novo momento; cobrança de honorários justos; Escrituração Contábil Digital (ECD) ; Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS), Escrituração Fiscal Digital (EFD-PIS/COFINS); Nota Fiscal eletrônica (NF-e); e Sat Fiscal – cupom fiscal eletrônico.

“O SPED certamente está trazendo diversas alterações nas relações contador-cliente. É algo tão radical que podemos dizer com segurança que vai representar uma mudança de cultura na vida dos escritórios contábeis”, prevê o autor.

De acordo com ele, tudo vai mudar nos próximos anos, e este novo cenário é apresentado ao leitor, mostrando os cuidados, as providências e os riscos envolvidos na cobrança de valor justo para o serviço prestado pelos escritórios contábeis. “É a forma mais correta de fortalecer todo este setor”, salienta.

Sobre o autor

Antonio Sérgio de Oliveira é contador e administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Pública. Foi consultor da área de impostos indiretos do Grupo IOB-Thomson e fiscal do CRC-SP. Ministra aulas no Sescon-SP, Sindcont-SP, Senac, Ciesp e Sinduscon-SP, entre outros. É também autor dos livros “SPED/Nota Eletrônica” e “Manual da Substituição Tributária”.

Serviço

O livro pode ser adquirido por meio do site www.portaldosped.com.br, ou pelos telefones (11) 4418-1915 ou 9187-0318.

Fonte: Revista InCorporativa

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