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Campanha quer prevenir golpes financeiros contra idosos

O governo lançou uma campanha para conscientizar idosos sobre golpes financeiros. Dados mostram que esse tipo de crime aumentou na pandemia.

05/09/2020 13:00

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Campanha quer prevenir golpes financeiros contra idosos

Campanha quer prevenir golpes financeiros contra idosos

O Governo Federal lançou nesta semana uma campanha de prevenção e combate à violência financeira e patrimonial contra a pessoa idosa. A iniciativa vai informar e conscientizar essa parcela da população sobre as tentativas de golpes financeiros. Segundo o Executivo, o alerta para os idosos vem no momento em que cresce a prática desses golpes contra eles.

Dados de um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostram que houve um aumento em torno de 60% e 70% dos golpes financeiros contra pessoas idosas durante o período de crise do novo coronavírus. A prática é facilitada pelo uso mais intenso dos meios digitais em razão do isolamento social provocado pandemia.

“Os criminosos começaram a se aproveitar desse momento em que os idosos tinham mais necessidade de acessar os canais digitais. Então, eles passaram a intensificar os golpes financeiros fazendo manipulações e persuasão junto aos idosos para que fornecessem seus dados bancários, seus dados confidenciais”, disse o presidente da federação, Isaac Sidney, em cerimônia no Palácio do Planalto.

A campanha é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Banco Central, e a Febraban. Um vídeo da campanha nacional de prevenção e conscientização será veiculado nos meios de comunicação e redes sociais reforçando orientações. Entre elas:

  • O banco não liga para o cliente pedindo senha e número do cartão;
  • A instituição financeira não manda funcionário a casa do cliente para pegar o cartão;
  • O banco não liga pedindo para que seja feita uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;

Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone oficial da instituição que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história. Se receber uma mensagem no telefone com um link, não acesse.

Aumento no número de golpes

Segundo a Febraban, um golpe que chegou a ter aumento de 65% durante o período de isolamento social foi o do falso motoboy.

Nesse caso, um criminoso liga para a casa do cliente se passando por um funcionário da instituição financeira, informa que o cartão bancário foi clonado e diz que vai enviar um motoboy para buscá-lo.

O ministério também vem adotando medida para coibir a violência patrimonial contra os idosos. “Percebemos que não eram só as fraudes bancárias, estava acontecendo a transferência de bens e imóveis dos nossos idosos. No cartório, parentes bonzinhos estavam buscando procurações de amplos poderes”, relatou a ministra Damares Alves.

Durante a cerimônia, também foi formalizado o protocolo de intenções entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), para oferecer educação financeira a gestores de instituições que cuidam de idosos.

Plano de contingência

O Governo Federal já destinou quase R$ 4 bilhões em apoio às pessoas idosas. A ação inclui dois eixos, o de saúde e assistência social, e compõe uma nova etapa do Plano de Contingência para Pessoas Vulneráveis durante a crise do novo coronavírus.

Na área de saúde, o recurso foi para a compra de 75 milhões de doses de vacina e na divulgação de orientações de higiene e cuidado para gestores de instituições que atendem idosos.

Na assistência social foram capacitados 342,6 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), garantido o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a 155,2 mil idosos que não se inscreveram no Cadastro Único no prazo estabelecido e o repasse de R$ 146 milhões para que estados e municípios façam a gestão e manutenção de programas, projetos e serviços.

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