x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Legislativo

Projeto quer conceder 13º à pessoa com deficiência e idoso do BPC

As pessoas que receberão o 13º fazem parte do BPC, que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que não tenha condições de manter a subsistência.

11/09/2020 08:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto quer conceder 13º à pessoa com deficiência e idoso do BPC

Projeto quer conceder 13º à pessoa com deficiência e idoso do BPC

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4439/20 que visa autorizar o pagamento, no mês de dezembro de cada ano, de abono de até um salário mínimo à pessoas com deficiência e aos idosos com mais de 65 anos e que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O projeto é de autoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC). Segundo o texto em análise, o valor do abono será proporcional ao número de meses de recebimento do BPC, sendo considerado mês completo após 16 dias.

O Benefício de Prestação Continuada é uma iniciativa que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não ter como prover a própria subsistência, ainda que com o apoio da família.

"Isso significa morar em família com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, ou seja, de cerca de R$ 260. São milhares de famílias assim pelo Brasil”, lembra o deputado Darci de Matos.

O autor do projeto ainda diz que a ideia é fornecer mais condição social para famílias de baixa renda.

“São pessoas pobres, que enfrentam muitas dificuldades e carências na vida diária. Por isso, devemos melhorar a proteção social dessas famílias fragilizadas, aumentando a transferência de renda”, conclui o autor.

A proposta altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.