x

Eireli: no RJ, lei que favorece empreendedor individual ainda tem baixa adesão

Demora na regulamentação da lei e alto valor do capital social exigido seriam os principais entraves para adesão

01/02/2012 14:04:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Eireli: no RJ, lei que favorece empreendedor individual ainda tem baixa adesão

Mais de duas semanas após a implementação da Lei que estabelece a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) , o interesse por esse tipo de sociedade ainda é baixo. Na Junta Comercial do Rio de Janeiro foram protocoladas apenas 8 (oito) empresas, entre constituições e migrações, entre os dias 09 a 23 de janeiro.

Para a presidente do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-RJ), Márcia Tavares, apesar da Eireli representar um avanço na legislação brasileira e incentivar o empreendedorismo no país, a baixa adesão pode ter sido ocasionada pela demora na divulgação da regulamentação da lei e também devido à dificuldade de interpretação para aplicá-la. "O assunto ainda é pouco difundido, as informações precisam ser disseminadas", afirma.

Outro motivo que pode ter contribuído pelo desinteresse pela Empresa de um sócio foi o valor do capital social exigido (R$ 62,2 mil). Para Tavares, o montante é alto e não é necessário para outras modalidades. "A nova lei foi criada para facilitar a vida do empreendedor, e com essa exigência acaba dificultando, o que resulta na manipulação da informação pelos empresário no ato da constituição da firma, já que não é exigido depósito bancário", ressalta ela.

Se por um lado a Eireli ainda precisa de ajustes, de outro elimina, automaticamente, os chamados "laranjas" de uma sociedade, reduzindo a informalidade. "O fato, sem dúvidas, além de contribuir para diminuição do número de informais em todo Brasil, desburocratiza o processo de abertura de firma e ainda protege o patrimônio do empreendedor. Então, são muitos benefícios oferecidos pela Eireli", destaca Márcia.

Na opinião da dirigente, ainda é cedo para fazer uma análise mais detalhada sobre a lei que, de qualquer forma, representa um novo marco para alavancar a economia no país, com a formalização dos negócios e incentivo ao empreendedorismo. "É momento de aguardar a maturação do modelo que já foi implantado em outros países como Alemanha, França e Portugal com sucesso e agora chega ao Brasil para contribuir com o crescimento dos micro e pequenos negócios", ressalta.

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.