x

Pandemia

Auxílio Emergencial: Copom avalia que fim do benefício pode desacelerar retomada econômica

Entenda a avaliação do Copom sobre como o fim do Auxílio Emergencial pode deixar retomada econômica mais lenta no Brasil.

22/09/2020 14:40:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auxílio Emergencial: Copom avalia que fim do benefício pode desacelerar retomada econômica

Auxílio Emergencial: Copom avalia que fim do benefício pode desacelerar retomada econômica

Apesar dos indicadores macroeconômicos recentes sugerirem a recuperação parcial da atividade econômica, para o Comitê de Política Monetária (Copom), a redução dos auxílios emergenciais, a partir do final do ano, elevam a incerteza sobre a velocidade de retomada da economia.

Essa conclusão está publicada na ata da 233ª reunião do Comitê, realizada nos dias 15 e 16 de setembro, publicada hoje (22). No encontro, o Copom optou pela manutenção do atual patamar da Selic, em 2% ao ano.

“O Comitê ponderou que esta imprevisibilidade e os riscos associados à evolução da pandemia podem implicar um cenário doméstico caracterizado por uma retomada ainda mais gradual da economia”, avaliou.

Os programas emergenciais lançados pelo governo para a recomposição de renda têm permitido que a economia brasileira se recupere mais rapidamente quando comparada as economias de demais países emergentes, segundo avaliação do Copom.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a desistência do governo federal de criar um novo programa social que acolha os atuais beneficiários do auxílio emergencial. No entanto, alguns dias depois, o presidente deu o aval para que o Congresso inclua o programa no texto do Orçamento de 2021.

Por outro lado, o Comitê destacou que atividades do setor de serviços, principalmente aquelas mais diretamente afetadas pelo distanciamento social, permanecem deprimidas.

O Copom destacou que a retomada da atividade nas principais economias, junto à moderação na volatilidade dos ativos financeiros, tem resultado em um ambiente mais favorável para economias emergentes. No entanto, ele alertou para incertezas em relação à evolução desse cenário benigno.

"Uma possível redução abrupta e não organizada dos estímulos governamentais pode atrasar a recuperação da demanda por bens e o processo de recomposição de estoques", pondera. Além disso, o Comitê alerta para a própria evolução da pandemia da Covid-19 como um fator limitante para o pleno funcionamento do setor de serviços.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.