x

Câmara

Proposta proíbe que demitidos na pandemia sejam inscritos em cadastro de proteção ao crédito

Texto que tramita na Câmara dos Deputados e quer tirar demitidos do cadastro de proteção ao crédito também determina a suspensão das inscrições realizadas durante pandemia.

23/09/2020 09:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Proposta proíbe que demitidos na pandemia sejam inscritos em cadastro de proteção ao crédito

Proposta proíbe que demitidos na pandemia sejam inscritos em cadastro de proteção ao crédito

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4633/20 que veda a inscrição em cadastros de proteção ao crédito dos empregados que forem demitidos durante o estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus, previsto até dezembro.

O texto, que é de autoria da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e outros 41 deputados da bancada do PT, também determina a suspensão das inscrições que já tenham sido realizadas durante a pandemia, no prazo de até 15 dias da publicação da lei, caso aprovada.

“Aqueles que haviam contraído dívidas, que esperavam poder pagar com os seus salários, têm se visto frequentemente obrigados a escolher entre honrar os pagamentos e adquirir os bens necessários à subsistência”, afirmam os autores.

A preocupação do Legislativo vem em meio a grande número de demissões de trabalhadores por empresas que tentam sobreviver durante a crise, cortando custos com equipes, reduzindo contratos e jornadas de trabalho.

“Escolhendo, como é natural, a segunda opção, têm sido inscritos nos cadastros de proteção ao crédito, o que não só torna mais caro ou mesmo inviabiliza completamente o acesso a novos créditos, como por vezes também dificultam a obtenção de um novo emprego, dado que parte dos potenciais empregadores se recusa a contratar trabalhadores inadimplentes”, complementam.

Os parlamentares justificam a aprovação do projeto dizendo que a porposta pode ajudar esses trabalhadores e suas famílias a enfrentar o período de desemprego “de maneira menos traumática”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.