x

empréstimos

O boom dos empréstimos entre os brasileiros

Em tempos de pandemia, brasileiros buscam empréstimos para saldar dívidas

15/10/2020 11:40:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

O boom dos empréstimos entre os brasileiros

O boom dos empréstimos entre os brasileiros

Seja pelo alto índice de desemprego ou mesmo por um descontrole no orçamento familiar, todo mundo já fez ou conhece ao menos uma pessoa que tenha pedido um empréstimo para se salvar dos problemas financeiros.

Há quem peça dinheiro a um amigo ou parente, mas quando isso não é possível, é preciso recorrer a uma instituição financeira. Mas independentemente do meio em que esse empréstimo é feito, o aumento dos pedidos de empréstimo entre os paranaenses já é uma realidade do ano de 2020.

Além de um país em recessão, a pandemia aumentou os índices de desemprego e fazendo com que mais pessoas precisassem de um dinheiro extra.

Muitas pessoas perderam seus empregos, tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou sua jornada de trabalho (e salários) diminuída. Naturalmente o orçamento foi impactado e quem vivia no limite se viu na necessidade de fazer um empréstimo.

O auxílio emergencial do governo foi de grande ajuda para milhões de pessoas, mas muitos não tiveram acesso a ele. Por isso, as instituições financeiras foram as alternativas para quem não conseguiu receber a ajuda do governo.

Empréstimos: quem solicita e por quê?

Quem pensa que somente jovens e adultos são os responsáveis pelo aumento na solicitação de empréstimos, está enganado. Aposentados e pensionistas, compostos muitas vezes pela população idosa, também compõem uma grande fatia dessa realidade.

Os empréstimos consignados, a juros mais baixos que os empréstimos comuns, são as causas das dores de cabeça de alguns aposentados e pensionistas do Paraná. Isso porque em dois anos, aumentou em 26% o número de aposentados e pensionistas que estão em atraso com seus empréstimos consignados.

Como os idosos muitas vezes são arrimos da família, quando a renda mensal não é suficiente para pagar as contas do mês, é preciso recorrer ao empréstimo para manter as contas no azul.

Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de fazer um consignado e ter certeza de que todo mês o aposentado/pensionista terá o valor para pagamento da parcela do empréstimo. Caso contrário, será uma bola de neve em dívidas e dores de cabeça.

Mas pensionistas, aposentados, militares e servidores públicos tiveram um alívio de 90 dias em seus empréstimos consignados no Paraná. Quem soube aproveitar a suspensão de três meses no desconto em folha e se programou para pagar no fim deste prazo suspirou aliviado.

Empréstimo e pequenas empresas

O impacto do novo coronavírus causou grande endividamento ou mesmo o fechamento de pequenas empresas pelo Brasil. Mas o cenário no Paraná, quando se trata de pequenas empresas, foi completamente diferente. Enquanto o número de empréstimos para pequenas empresas aumentou em diversos estados, no Paraná esse número caiu e 32% não possuem dívidas.

A adaptação às novas condições que o coronavírus impôs aos empresários foram os fatores que fizeram os paranaenses serem menos prejudicados na pandemia de COVID-19. Muitos recorreram às vendas online e investiram em marketing digital, entre outras alternativas.

No entanto, o estado é responsável por oferecer uma grande cartela de microcréditos, que nunca tiveram tanta procura por setores que foram duramente abalados pela pandemia, como o turismo, por exemplo.

Então, mesmo que as taxas de empréstimo e inadimplência sejam baixas, os micro e pequenos empreendedores e mesmo quem deseja legalizar seu negócio, podem recorrer aos microcréditos propostos pelo estado.

Como fazer um empréstimo e escolher uma boa instituição financeira

Independentemente do motivo pelo qual uma pessoa precise de um empréstimo, é preciso avaliar bem as condições antes de contratar crédito na praça.

Afinal, de nada adianta ter o dinheiro nas mãos para pagar uma dívida ou dar uma guinada na empresa e não ter condições de arcar com as despesas do empréstimo, não é mesmo?

Por isso, a importância de analisar e comparar as diferentes instituições financeiras e condições de crédito disponíveis, o que pode ser feito acessando https://www.finbino.com/br/.

Seja qual for o tipo de empréstimo que a pessoa física ou jurídica precise, uma comparação das melhores ofertas de crédito, condições de pagamento, juros, burocracia e muito mais é feita de forma rápida e fácil em uma única plataforma.

Todas as informações básicas sobre os tipos de empréstimos, a indicação de cada um deles, as melhores instituições, como controlar gastos, melhorar a vida financeira e muito mais você encontra em um só lugar.

Fonte: Pixabay

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.