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Marketing

Conquiste novos clientes para o seu escritório contábil com inbound marketing

O papel dos escritórios de contabilidade se alterou bastante ao longo dos anos. Não há mais como gerir uma contabilidade hoje, da mesma forma que se fazia há 30 anos. Uma série de mudanças ocorreram nas leis, por exemplo

26/10/2020 11:25

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Conquiste novos clientes para o seu escritório contábil com inbound marketing

Conquiste novos clientes para o seu escritório contábil com inbound marketing

O papel dos escritórios de contabilidade se alterou bastante ao longo dos anos. Não há mais como gerir uma contabilidade hoje, da mesma forma que se fazia há 30 anos. Uma série de mudanças ocorreram nas leis, por exemplo. Novos tipos de negócios, impostos e serviços que uma empresa contábil é capaz de oferecer surgiram. E, no entanto, a maior disrupção aconteceu por causa da tecnologia.

No passado as coisas eram feitas de forma analógica com o auxílio de muito papel. Quem não se lembra dos malotes de notas? Hoje, em contrapartida, tudo é praticamente digital. E isso trouxe muitos benefícios tanto para o consumidor quanto para o contador. Quer dizer, para aqueles que souberam e conseguiram se adaptar aos novos tempos.

E no meio de toda essa mudança nós temos o marketing. Você sabe o que é marketing, não é? Ou pelo menos entende o conceito básico universal, que é: fazer propaganda da sua marca ou empresa. 

O inbound marketing e o outbound marketing

Agora imagine que nos últimos 30 anos, graças ao avanço das tecnologias de comunicação, em resumo, a massificação da internet, a forma como se faz propaganda mudou completamente. Sim, agora existe uma diferenciação entre o marketing de antigamente – outbound marketing – e o marketing do século XXI – inbound marketing.

Antes de qualquer coisa, todavia, você precisa entender que uma forma de fazer marketing não exclui a outra, e o inbound marketing não acabou com o marketing tradicional, na realidade eles podem perfeitamente complementares um ao outro.

A grande sacada e principal diferenciação do outbound marketing para inbound marketing é que você não precisa gastar quantias absurdas de dinheiro para colocar o segundo para funcionar.

Pelo contrário, o inbound marketing tornou o investimento em marketing algo completamente acessível, escalável e passível de grandes resultados, principalmente para pequenos empreendimentos.

Enquanto que o objetivo do marketing tradicional é chamar a atenção das pessoas – qualquer pessoa independente das características dela – despertando emoções rápidas que precisam ser saciadas imediatamente e investindo em propagandas chamativas, as estratégias do inbound marketing visam o contrário: as pessoas é que irão procurar o seu negócio, e elas farão isso porque elas precisam de você.

A grande questão é: na prática, o que você precisa fazer para as pessoas procurarem o seu negócio? E mais especificamente, o seu escritório contábil. E nesse momento que nós começamos a falar diretamente sobre o que consiste o inbound marketing.

Criação de conteúdo

A ferramenta mais importante do inbound marketing é a criação de conteúdo útil e original. Isso significa em outras palavras, alimentar algum espaço online da empresa, comumente um blog, com artigos informativos a respeito de qualquer coisa que esteja relacionada com o ramo de atuação da empresa. No caso aqui, estamos falando sobre contabilidade.

Esses artigos precisam ser bem escritos, respeitando as regras gramaticas e a formatação mais adequada para um conteúdo que pretende ser vinculado na internet. E claro, o mais importante: o conteúdo do artigo precisa ser relevante. E entenda relevante significa: algo que pode contribuir positivamente na vida da pessoa que está lendo o texto.

Geralmente é um artigo tirando alguma dúvida bem comum, que apenas uma pessoa que precisa de serviços contábeis ou relacionados, teria. Para deixar as coisas o mais claras possível, veja alguns exemplos de conteúdo que um escritório contábil poderia disponibilizar:

  • Impostos: Por que a minha empresa paga tanto?
  • Eu preciso declarar imposto de renda?
  • Faço um VGBL ou PGBL?

Essas são dúvidas comuns que as pessoas que procuram contadores, tem. E quem melhor do que a sua empresa contábil para solucionar essas questões? E a grande sacada é que fazendo isso, você passa a impressão de ser uma autoridade no assunto.

Pense bem: uma contabilidade que é tão capacitada e segura de si que ela não vê problema nenhum em compartilhar um pouco do seu conhecimento de forma completamente gratuita na internet. Por que alguém não iria querer adquirir os serviços dela?

Mas em contraste ao marketing tradicional o objetivo aqui não é vender um produto, e sim ajudar as pessoas de forma gratuita. E se esses conteúdos forem aliados em um funil de vendas, os resultados serão muito mais otimizados, reproduzíveis e consistentes.

Isso é claro, não é tudo. O conteúdo – que vale ressaltar deve ser original e nunca uma cópia de outro lugar – é apenas uma parte da estratégia de inbound marketing. Para que essa estratégia de marketing seja bem sucedida, você não pode esquecer de reter a atenção da pessoa e continuar mantendo contato regular com ela.

Peça para o leitor executar uma ação

É imprescindível que ao final de todo artigo de um blog você peça para o leitor fazer algo por você. E não, não estou falando de pedir para o leitor adquirir os seus serviços contábeis. Ao menos, não em um primeiro encontro com o seu escritório.

A etapa de convencimento que levará a conversão do prospect (estágio anterior ao cliente) em cliente, é a última. Antes, você precisa investir na etapa de reconhecimento e de consideração. E essas etapas são guiadas por conteúdo rico e de qualidade.

O que você realmente precisa pedir para os seus leitores fazerem por você é:

  • Continuar acompanhando o seu blog contábil;
  • Se inscrever em uma newsletter para que ele sempre acompanhe seus conteúdos;
  • Se inscrever no seu canal de youtube (caso você tenha);
  • Baixar algum e-book seu com um conteúdo mais detalhado;
  • Te contatar ou te seguir nas redes sociais.

Enfim, as opções são bem variadas e tudo vai depender da sua imaginação.

Agora você talvez você esteja se perguntando: qual é o objetivo disso? É bem simples. A intenção é tornar esse leitor aleatório alguém que faz parte da sua audiência, da audiência do seu escritório contábil.

Conclusão

Como nós dissemos, o inboud marketing tem o objetivo de conseguir uma audiência para a sua empresa por meio da criação de conteúdo original, útil e relevante.

E uma vez que você tem uma audiência garantida, as chances de parte dessa audiência se tornar um cliente pela gratidão que elas sentiram em relação ao conhecimento que você compartilhou gratuitamente e que foi capaz de ajudá-las, são muito maiores do que por uma propaganda na televisão.

Fonte: Ondatta

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