x

Digitalização

Segurado pode pedir desbloqueio do BPC por canais remotos do INSS

Portaria do INSS dá direito a quem teve o BPC suspenso ou cessado até março por não inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) de solicitar o desbloqueio ou reativação.

05/11/2020 14:35:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Segurado pode pedir desbloqueio do BPC por canais remotos do INSS

Segurado pode pedir desbloqueio do BPC por canais remotos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria nesta quinta-feira (5) que dá direito a quem teve o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso até março por não inclusão no Cadastro único ou que teve outros problemas no CPF a solicitar o desbloqueio do dinheiro ou reativar o benefício.

O procedimento poderá ser feito por meio dos canais remotos do INSS, como o site e aplicativo Meu INSS e o telefone 135, evitando a ida do beneficiário até a agência mais próxima.

O BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos, acima de 65 anos, que tenham renda mensal bruta individual de até um quarto do salário mínimo (R$ 261,25).

Reativação do BPC

O benefício poderá ser reativado quando ele estiver suspenso ou cessado por motivos como ausência de saque do BPC ou não realização de comprovação de vida será verificado se a situação no CadÚnico está atualizada e há menos de dois anos.

Durante a análise do pedido de reativação deverá ser verificado ainda se o benefício suspenso ou cessado tem indícios de irregularidades.

Com a reativação do BPC, deverão ser pagos todos os valores devidos durante o período em que o benefício esteve suspenso ou cessado.

O INSS limitou os pedidos de antecipação do Benefício de Prestação Continuada até 30 de novembro e determinou que as antecipações sejam pagas até o dia 31 de dezembro. A antecipação do benefício é de R$ 600.

Em setembro, o governo definiu novas regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Entre as mudanças estão revisão periódica das pessoas com deficiência, dedução de gastos com tratamentos de saúde da renda mensal e simplificação para checagem dos rendimentos familiares.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.