x

Legislativo

Projeto quer incluir MEI entre beneficiários da tarifa social de energia

Projeto de Lei está em tramitação na Câmara dos Deputados e pretende ajudar o MEI com a tarifa de energia durante o período de crise.

06/11/2020 14:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto quer incluir MEI entre beneficiários da tarifa social de energia

Projeto quer incluir MEI entre beneficiários da tarifa social de energia

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1767/20 que visa incluir no programa Tarifa Social de Energia Elétrica o microempreendedor individual (MEI) , que no exercício financeiro anterior não tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28,5 mil.

O programa de tarifa social normalmente garante descontos na conta de luz para pessoas de baixa renda.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 12.212/10, que prevê como beneficiários da tarifa social de energia as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou as que tenham entre seus moradores quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O autor da proposta, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), diz que “nada mais justo do que incluir também os microempreendedores individuais com baixa renda” no programa.

O parlamentar lembra que os MEI foram contemplados com o Auxílio Emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional durante a pandemia do novo coronavírus, “tendo em vista o reconhecimento pelo Estado da vulnerabilidade desse segmento social”.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.