x

Negociação

Congresso derruba vetos na participação de lucros e resultados

Agora, o empregador pode negociar metas e valores com cada empregado em separado.

13/11/2020 09:25:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Congresso derruba vetos na participação de lucros e resultados

Congresso derruba vetos na participação de lucros e resultados

O Congresso derrubou os vetos da Lei nº 14.020/2020, no trecho que trata sobre a participação de lucros ou resultados da empresa.

A partir de agora, o empregador pode negociar metas e valores com cada empregado em separado e isso prevalecerá sobre a negociação geral.

Distribuição de lucros

Para fins de distribuição de lucros, entidades sem fins lucrativos serão equiparadas a empresas se usarem índices de produtividade ou qualidade ou programas de metas, resultados e prazos.

Então, é preciso observar que a não equiparação a empresa, para fins de participação nos lucros ou resultados – PLR, não é aplicável nos índices de produtividade ou qualidade; ou nos programas de metas, resultados e prazos.

Para fins de PLR, empresa e empregados podem adotar, simultaneamente, os procedimentos de negociação por meio de comissão paritária, e por meio de convenção ou acordo coletivo. 

Além disso, é possível estabelecer múltiplos programas de PLR, observando-se que é vedado o pagamento de qualquer antecipação ou distribuição de valores a título de PLR em mais de duas vezes no mesmo ano civil e em periodicidade inferior a 1 trimestre civil.

Ainda na negociação, as partes podem estabelecer múltiplos programas de participação nos lucros ou resultados dentro da periodicidade permitida, de duas vezes no ano com intervalo de três meses entre os pagamentos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.