x

Pandemia

13º salário: sem redução, empresas não conseguirão pagar benefício, diz Abrasel

Abrasel se manifesta sobre decisão do governo de garantir o pagamento integral do 13º a trabalhadores que tiveram redução de jornada.

19/11/2020 16:25:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
13º salário: sem redução, empresas não conseguirão pagar benefício, diz Abrasel

13º salário: sem redução, empresas não conseguirão pagar benefício, diz Abrasel

A decisão do Ministério da Economia de garantir pagamento integral do 13º aos trabalhadores que tiveram redução de jornada e/ou salários deixou os empresários do setor de bares e restaurantes indignados.

A portaria foi publicada no fim da noite desta terça-feira e repercutiu em vários segmentos de negócios durante o dia. O pagamento da primeira parcela do 13º deve ser feito na próxima semana.

“O governo soltar esta decisão a uma semana do pagamento da primeira parcela nos deixou indignados. No nosso setor, pelo menos metade das empresas ainda amarga prejuízos, a maioria ficou fechada por 7, 8 meses, ninguém conseguiu fazer caixa para agora dar conta de pagar o 13º integral”, disse Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Solmucci conta que cerca de 30% dos estabelecimentos em todo país já fecharam as portas, quase 300 mil de 1 milhão de empresas. O setor perdeu 1,2 milhão de postos de trabalho dos 6 milhões mantidos até a pandemia.

“Nós estamos conversando com governo há 3 meses sobre isso. E a solução, que não é uma solução, chega só agora e perto da data de pagamento, o que chega a ser desrespeitoso. Esta é uma conta que a sociedade deve ajudar a pagar. Os trabalhadores do nosso setor já pagaram caríssimo até agora perdendo salários e seus empregos”, diz o executivo.

O presidente da Abrasel afirmou que vai continuar pedindo ao governo para encontrar uma outra saída para evitar que muitas empresas acabem no tribunal.

“A judicialização vai acontecer porque se não tem como pagar, não paga. Vamos parar no tribunal se não conseguimos sensibilizar a sociedade e o governo para encontrar outra saída”, lamenta.

Fonte: CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.