x
CONTEÚDO notícias

Dicas

Home office: Como ser promovido trabalhando de casa?

O fato de fazer home office por causa da pandemia torna o desafio da promoção ainda, mas especialistas afirmam que é possível acontecer. Veja as dicas.

21/11/2020 11:00:01

3,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Home office: Como ser promovido trabalhando de casa?

Em 2020 o home office ganhou espaço no mundo todo, devido a pandemia de Covid-19 que exigiu o distanciamento social para conter a disseminação da doença. Com isso, muitos trabalhadores ficaram se perguntando: é possível ser notado e promovido sem estar no escritório?

O trabalho remoto das equipes deixou esse desafio ainda maior, já que os líderes e gestores não conseguem supervisionar o desempenho dos colaboradores em tempo real, como no presencial.

Para Melanie Wilkes, consultora de políticas do centro de estudos Work Foundation, nesse período é importante que os funcionários que trabalhem de casa mantenham contato próximo com a chefia.

"Estamos vendo muitos trabalhadores assumindo múltiplas responsabilidades que não tinham antes da crise. Portanto, certifique-se de que isso seja notado e registrado, mesmo que seja apenas em um e-mail", diz ela.

Wilkes acrescenta que os funcionários precisam se assegurar de que as políticas de recursos humanos da empresa ainda estão sendo seguidas, como as sessões regulares de feedback.

"Você ainda precisa ter reuniões regulares com seu gestor direto para avaliar seu progresso, assim como faziam antes", afirma a consultora. "Isso dá ao seu chefe uma noção do que está funcionando bem e do que você deseja fazer. É essencial para sua jornada rumo à promoção."

Sharon Clarke, professora de Psicologia Organizacional da Escola de Negócios Alliance Manchester, no Reino Unido, concorda que é importante enfatizar suas vitórias.

"Adaptabilidade e inovação serão muito importantes para o sucesso de uma empresa (no novo mundo do coronavírus) , portanto, ser criativo e dar ideias será fundamental", diz ela. "Tente apresentar suas ideias para que você possa ser reconhecido."

Conquistando uma promoção

Para te ajudar a conquistar a tão desejada promoção, abaixo listamos uma série de dicas dos especialistas sobre o assunto. Confira:

  • Mantenha contato regular com seu chefe por email, telefone ou videochamada;
  • Deixe seu chefe a par de quanto trabalho você está fazendo;
  • Peça mais responsabilidade;
  • Apresente ideias;
  • Certifique-se de que a avaliação anual de desempenho seja feita;
  • Assegure-se de que a empresa siga a política de RH existente.

Tudo isso também vale na outra direção: os chefes devem se certificar de que os funcionários estão trabalhando particularmente bem e arduamente de casa.

"Os chefes precisam estar atentos para obter mais detalhes, para que saibam o que está acontecendo" diz Anne Sammon, sócia do escritório de advocacia Pinsent Masons.

Se os funcionários descobrem de repente que todos aqueles que trabalham no escritório estão sendo promovidos, e quem está em casa não, pode haver bons motivos para um caso de discriminação.

Análise de desempenho no home office

Anne Davies, professora de Direito e Políticas Públicas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concorda que os gestores precisam analisar de perto o desempenho dos funcionários que trabalham de casa.

"Se você tem pessoas trabalhando de casa, deve acordar sobre como vai monitorar o trabalho delas e ter critérios objetivos para avaliar como estão se saindo", sugere. "Quando você promove alguém, está sempre aberto a contestações por motivos de discriminação, e você deve ser capaz de mostrar que está sendo justo."

Segundo ela, os chefes devem se lembrar de que é do interesse deles encontrar os melhores funcionários para promover.

"Os gestores terão que trabalhar mais para identificar quem está fazendo um esforço real (em casa)", diz Clarke. "Se você (como gestor) realmente espera fazer a diferença no seu negócio, precisa ser capaz de identificar os talentos que estão dando uma contribuição maior."

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.