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Jornada de trabalho além do escritório

Mobilidade, conectividade, convergência. Estas palavras são cada vez mais comuns e acabam mudando drasticamente a rotina dos trabalhadores.

23/02/2012 17:50

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Jornada de trabalho além do escritório

Mobilidade, conectividade, convergência. Estas palavras são cada vez mais comuns e acabam mudando drasticamente a rotina dos trabalhadores. Proporcionam acesso rápido à informação, aumentam a produtividade e promovem agilidade e sincronia ao trabalho longe do escritório.

Começou com o computador no escritório, avançou com o celular, passou pelo laptop, e agora chegou ao smartphone, um aparelho que, se bem utilizado, pode facilitar a vida  pessoal e profissional. Esta pequena maravilha tecnológica pode se tornar um aliado de todas as horas, contribuindo com a  organização de tarefas e servindo até de controle remoto universal dentro de casa.

Muitos que possuem um smartphone o receberam da empresa e o utilizam apenas para ler e responder a e-mails, o que, para a maioria, já representa uma grande facilidade. “Hoje não existem mais laços que prendam o funcionário a um espaço físico. Tanto a empresa quanto seus funcionários precisam estar cada hora em um lugar”, comenta o consultor de Recursos Humanos, Ricardo Cunha.

A necessidade de visitar clientes, viajar a trabalho ou participar de reuniões em lugares diferentes é uma constante no dia a dia de alguns profissionais, que aproveitam os intervalos para conferir emails, ler as últimas notícias na internet, fazer uma transação bancária ou conversar com a família, sempre mediado pelos dispositivos móveis.

Essa prática pode gerar o risco de ampliar o trabalho para as 24 horas do dia. “As pessoas abusam e ficam olhando se tem e-mail antes de ir dormir, no meio de uma reunião ou num jantar. Mas cabe a cada um ter mais disciplina na utilização dessa ferramenta. Não podemos ser reféns da tecnologia,  mas colocá-la à nossa disposição”, orienta Cunha.

Recomenda ainda o especialista: “Estabeleça limites. Em momentos de folga, ou fora do horário de trabalho, evite responder determinadas questões que possam ser resolvidas no dia seguinte ou por outro funcionário. O período de descanso ajudará a restabelecer sua concentração e contribuirá para tomar melhores decisões”.

Fonte: CRC - SP

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