x

Tarifa

Projetos tentam suspender taxa extra na conta de luz em dezembro

Deputados pleiteiam que a bandeira verde seria adotada até 31 de dezembro, ou seja, não haveria cobrança extra na conta de luz.

03/12/2020 16:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projetos tentam suspender taxa extra na conta de luz em dezembro

Projetos tentam suspender taxa extra na conta de luz em dezembro

Três projetos que tramitam na Câmara dos Deputados tentam suspender o despacho da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que determinou que a conta de luz do mês de dezembro tenha cobrança de taxa extra.

Pelo despacho da Aneel, a conta de luz dos brasileiros terão a bandeira vermelha patamar 2, o que significa que a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos neste mês haverá uma cobrança adicional de R$ 6,243.

Os três projetos da Câmara que tentam reverter a cobrança da taxa extra foram apresentados pelos deputados André Figueiredo (PDT-CE), Celso Sabino (PSDB-PA) e Cássio Andrade (PSB-PA).

Cobrança

Na justificativa do projeto, Figueiredo lembra que em maio a Aneel havia decidido que, em razão da pandemia, seria adotada a bandeira verde até 31 de dezembro, ou seja, não haveria cobrança extra na conta de luz.

Para o deputado, a retomada do sistema de bandeiras tarifárias vai prejudicar a população no momento em que os casos de covid-19 tornam a crescer em todo o país.

"O Brasil atravessa um período crítico da pandemia, com tendência crescente de número de casos e de óbitos. Essa situação pode impactar negativamente na atividade econômica, e, assim, aumentar ainda mais o nível de desemprego, que já se encontra em um patamar alarmante", disse Figueiredo.

Reservatórios com nível baixo

A Aneel alega que a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas — especialmente nas localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul— e a retomada do consumo de energia levaram à necessidade de revogar o despacho de maio e estabelecer a bandeira vermelha 2 em dezembro.

O sistema de bandeiras tarifárias introduzido pela agência em 2015 e funciona como uma sinalização para que o consumidor conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração de energia elétrica no País.

Quando os reservatórios das usinas hidrelétricas estão cheios, e há condições favoráveis para a geração, aciona-se a bandeira verde (sem acréscimos na tarifa). Quando começam a esvaziar, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, que implicam em contas de luz mais caras. Os valores arrecadados são repassados para as distribuidoras de energia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.