x

Digital

5 passos para quem quer começar a vender pela internet

Entre janeiro e agosto de 2020, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil atingiu a marca de R$ 41,92 bilhões.

02/01/2021 13:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 passos para quem quer começar a vender pela internet

5 passos para quem quer começar a vender pela internet

O crescimento do comércio virtual no Brasil – muito impulsionado pela pandemia do novo coronavírus – despertou o interesse de muitos empreendedores em como vender pela internet.

Entre 23 de março e 31 de maio deste ano, por exemplo, foram abertas 107 mil novas lojas online no país – mais de uma por minuto –, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Apesar de ser um mercado em expansão, vender pela internet não é simples e exige muito preparo e planejamento. Abaixo, confira um guia com o que você precisa saber para começar seu negócio virtual.

Monte um plano de negócio

O primeiro passo para quem quer vender pela internet é montar um plano de negócio. Com este documento, é possível estruturar os pilares de uma empresa – como propósito, valores e produtos –, traçar seus objetivos e os passos necessários para atingi-los – incluindo uma análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.

Apesar de ser uma etapa mais burocrática do processo, criar um plano de negócio é muito importante para ter uma visão geral da empresa e corrigir o que for necessário enquanto tudo ainda está no papel.

Defina seu canal de vendas

Por muito tempo, vender pela internet foi sinônimo de ter um site. Hoje em dia, entretanto, existem outros canais de vendas que ganham cada vez mais espaço, como redes sociais, aplicativos e marketplaces.

Na hora de definir onde você vai vender online, é importante considerar onde seu público-alvo está e entender os prós e contras de cada canal. Uma boa opção pode ser começar em um lugar e, conforme o negócio cresça, expandir para outros.

Foque na experiência do cliente

Tudo no comércio online tem a ver com a experiência do cliente – desde o momento em que ele é impactado por um anúncio ou entra no site até a entrega do produto.

Por isso, é importante ter atenção a cada detalhe e garantir que, em todas as interações com sua loja, a experiência seja a melhor possível. Alguns itens para ficar atento:

- Experiência de navegação: se seu canal de vendas carrega rápido ou demora; se o visual da página desperta o desejo de compra ou não; se quem abre a página pelo celular consegue navegar bem ou tem dificuldade para visualizar.
- Qualidade das imagens e das informações: se as fotos têm uma resolução boa; se é possível visualizar os detalhes das peças; se todas as informações estão disponíveis de forma fácil.

Fluxo de compra: quantos cliques o cliente precisa dar entre escolher um produto e finalizar a transação; quanto tempo leva esse fluxo; quantas páginas ele precisa acessar; quais os meios de pagamento disponíveis.

Atendimento ao cliente: quais canais estão disponíveis: qual o horário de funcionamento; se essas informações podem ser encontradas facilmente pelo consumidor; quanto tempo leva para ele ser atendido

Entrega: quanto tempo leva para o item chegar até o cliente; se o tempo estimado está correto; como é a embalagem; qual a experiência da pessoa ao abrir o pacote.

Comunicação: como você se comunica com os clientes; qual a linguagem utilizada; se as imagens das redes sociais são boas e valorizam sua marca.

Todos esses elementos constroem a experiência do cliente e a imagem do seu negócio.

Invista em segurança

Em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 32,9% dos entrevistados citaram como uma desvantagem do comércio online a falta de segurança com relação a vírus no computador/clonagem de dados bancários ou cartão de crédito.

Ou seja: essa é uma preocupação real das pessoas e o papel das empresas é buscar formas de tornar as transações virtuais mais seguras.

Isso pode ser feito investindo em um certificado de segurança para o site e escolhendo uma plataforma segura para realizar os pagamentos, por exemplo.

Estruture uma gestão eficiente

Além de estruturar toda a parte do negócio que estará em contato direto com o cliente, é essencial criar uma gestão eficiente por trás que vai garantir o funcionamento sustentável da empresa – como manutenção do estoque, logística, contato com fornecedores, processamento de pagamentos e gestão financeira.

Apesar de ninguém ver essa parte dos bastidores, são esses processos que mantêm uma empresa funcionando – por isso é essencial investir tempo e energia nisso.

Fonte: Empreender

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.