x

Digitalização

DPVAT: Aplicativo vai concentrar dados sobre indenizações em caso de acidente

Após se tornar gestora do DPVAT, a Caixa anunciou o aplicativo que vai permitir envio de documentos e acompanhamento do processo de maneira online.

22/01/2021 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DPVAT: Aplicativo vai concentrar dados sobre indenizações em caso de acidente

DPVAT: Aplicativo vai concentrar dados sobre indenizações em caso de acidente

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal passou a ser gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Com isso, todas as solicitações de indenização de acidentes que tenham ocorrido a partir de 1° de janeiro poderão ser feitas em agências do banco.

Já os sinistros ocorridos até dezembro de 2020 ainda serão de responsabilidade da Segurada Líder, antiga gestora.

A decisão vai proporcionar eficiência e transparência na gestão dos recursos e maior rapidez na análise e pagamento do seguro a quem realmente precisa, segundo o banco.

A grande novidade é que, a partir de 31 de janeiro, a Caixa vai disponibilizar o aplicativo DPVAT. Assim, será possível realizar o upload de documentos solicitados para abrir o sinistro e acompanhar o andamento da indenização, tudo digitalmente.

Após a aprovação do pedido, a vítima ou beneficiário poderá sacar a indenização em até 30 dias em uma conta de poupança social digital.

Criado em 1974, o DPVAT indeniza vitimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, independentemente da culpa.

A indenização é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para o reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas.

Estão enquadrados os acidentes de trânsito envolvendo carros, motos, caminhões, caminhonetes, ônibus e tratores (sujeitos ao licenciamento do Detran).

Neste ano, o DPVAT não será cobrado pois possui recursos suficientes em caixa para realizar as operações. A aprovação do prêmio zero ocorreu no fim do ano passado pelo o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.