x

Empreendedorismo

Autônomos lideram interesse de abrir próprio negócio em 2021

Do total de entrevistados para a pesquisa, um em cada cinco pretende abrir empresa este ano.

28/01/2021 14:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Autônomos lideram interesse de abrir próprio negócio em 2021

Autônomos lideram interesse de abrir próprio negócio em 2021

Os trabalhadores autônomos são os que mais mostraram interesse em abrir o próprio negócio em 2021, segundo a Pesquisa de Imagem Sebrae, realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional em conjunto com a Unidade de Gestão de Marketing.

Além disso, o levantamento apontou que os desempregados e quem já tem a própria empresa demonstraram, também, desejo em abrir um negócio nos próximos 12 meses.

Do total de entrevistados para a pesquisa, um em cada cinco pretende abrir uma empresa este ano.

A pesquisa, que tem o objetivo de monitorar a percepção da sociedade em geral em relação ao Sebrae, seu nível de lembrança e conhecimento de sua atuação, foi promovida entre outubro e dezembro do ano passado e ouviu pessoas em todas as unidades da federação.

Regiões

No tocante à lembrança do Sebrae, o que mais chamou a atenção foi que, dos entrevistados na Paraíba, 72% citaram a instituição quando questionados se conheciam alguma que apoia o empreendedorismo. No país, o percentual atingiu 72,9%.

Já sobre o conhecimento acerca do Sebrae, 78% dos paraibanos entrevistados disseram ter ouvido falar na instituição tanto por notícias ou matérias em revistas e jornais como na TV; 61% ouviram falar por meio de familiares, amigos e conhecidos; e 60% por meio de eventos.

No Brasil, 81,1% dos respondentes disseram ter ouvido falar no Sebrae na TV, enquanto 77,5% leram matérias de jornais e revistas e ouviram falar nas 54,8% nas redes sociais.

Quanto às ações e atividades atribuídas ao Sebrae, 97% dos entrevistados na Paraíba apontaram orientação para quem quer abrir um negócio próprio; 96% cursos e palestras presenciais; 87% consultorias na empresa; e 76% cursos e palestras à distância (on-line).

No Brasil, a grande maioria dos entrevistados concordou que o Sebrae oferece orientação para quem quer abrir um negócio (96,2%) e que oferece cursos e palestras presenciais (92,6%).

O levantamento mostrou, também, as médias, em uma escala de 0 a 10, da imagem do Sebrae junto à sociedade, considerando 10 como muito positiva.

Na Paraíba, a média atingida pela instituição foi 8,2, enquanto no Brasil, a nota ficou em 8,1.

Em relação à percepção acerca do Sebrae, 96% dos paraibanos entrevistados consideram a contribuição da instituição muito importante (94,2% no Brasil), 91% afirmaram que o Sebrae transmite credibilidade (91,1% no Brasil) e 87% dos paraibanos veem o Sebrae como uma instituição ética (85,1% no Brasil).

Avaliações

Para o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, a pesquisa representa o reconhecimento da sociedade acerca da relevância do Sebrae e do que a instituição faz no contexto do desenvolvimento da micro e pequena empresa.

Neste sentido, ele entende que os dados mostram que o Sebrae tem conseguido atender às necessidades das empresas e da sociedade.

“Além disso, é importante lembrar que estamos falando de 2020, ou seja, um ano extremamente atípico e cujas repercussões estamos vivenciando até agora, devido à pandemia do coronavírus. Isso mostra que, mesmo com o processo de afastamento social e com o atendimento presencial reduzido nas agências do Sebrae, a instituição não se afastou dos empreendedores e da sua missão. Buscamos cumprir nosso papel de atender e ver como contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento das empresas, bem como a recuperação delas. Neste sentido, o Sebrae também atuou na mesma linha de conduta nacionalmente, junto à Caixa Econômica, para garantir crédito às empresas. A presença do Sebrae tem sido relevante e a pesquisa traz exatamente isso”, avaliou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, que preside, também, a Fecomércio, afirmou que a pesquisa revelou que a instituição é, hoje, a maior no estado em termos de preparação do micro empresário e empreendedor.

“O Sebrae se faz respeitar pela excelência do nível de treinamento e qualificação de micro empresários que buscam colaborar com o desenvolvimento social e econômico da Paraíba e do Brasil. Vejo o Sebrae como uma das instituições mais respeitadas do Brasil”, destacou.

Para o empreendedor Joseli Antônio dos Santos, que administra o Colégio INA, em João Pessoa, o Sebrae sempre foi uma instituição parceira.

“Temos uma ligação antiga e de muito sucesso. Já participei do Programa ALI e de outras consultorias relacionadas à informática e biossegurança. Tudo isso me ajudou a elevar, ainda mais, o crescimento da escola e a proporcionar o melhor serviço possível à comunidade”, enfatizou.

Fonte: Da Redação com Ascom/Paraíba online

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.