x

Transferência instantânea

Pix: apesar do sucesso entre brasileiros, comércio ainda não aderiu em massa

O Pix está em funcionamento desde novembro e já registra altos números de movimentação entre a população. Comércio ainda não vê como melhor opção.

30/01/2021 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: apesar do sucesso entre brasileiros, comércio ainda não aderiu em massa

Pix: apesar do sucesso entre brasileiros, comércio ainda não aderiu em massa

O Pix caiu no gosto dos brasileiros como ferramenta para transferências bancárias. Mas, para os comerciantes, a novidade do Banco Central ainda não “pegou”. Poucos estabelecimentos estão oferecendo a opção de QR Code para clientes realizarem o pagamento das compras.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostram que 38% dos bares e restaurantes do país ainda não se cadastraram no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. E as estatísticas do BC também confirmam esse comportamento.

O número de transações de empresas para empresas foi de 1 milhão em novembro. Já as transferências entre usuários, no mesmo período, aconteceram 24 milhões de vezes. Em volume, os consumidores movimentaram R$ 1,3 milhão em compras, enquanto transferiram R$ 11,4 milhões para outros usuários.

Adesão do comércio

Especialistas justificam que ainda não aderiu massivamente o sistema porque falta informação.

"A demora e a dificuldade para ter acesso a uma política clara de preços, o desconhecimento sobre os custos da transação junto aos bancos é o que tem feito com que os empresários, especialmente os pequenos, esperem um pouco mais para aderir ao Pix", afirma Kelly Carvalho, assessora econômica da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

A pesquisa da Abrasel mostra que 43% dos participantes do levantamento sentem dificuldade em integrar o Pix aos sistemas do negócio. Sobre as taxas cobradas por bancos, 42% não acham elas atrativas e 28% sentem medo de fraudes e golpes. A soma é maior do que 100%, porque a pesquisa permitia múltiplas respostas.

Para o coordenador do comitê de inovação do Banco Original, Raul Moreira, é preciso dividir esses empresários em dois grupos, ao menos. Enquanto grandes redes do varejo se anteciparam ao lançamento do Pix e prepararam seus sistemas para operar com o meio de pagamentos instantâneo, o pequeno e médio empreendedor ainda estudam como implementar a melhoria.

"A comunicação é um ponto fundamental. Muitos têm dúvidas sobre o cadastro dos consumidores. Só que quem paga não precisa estar registrado. É um desafio enorme esclarecer questões básicas e isso não depende de integração tecnológica; é diálogo. Uma postura de favorecer o cliente, com taxas competitivas, e tirar as desconfianças em relação ao processo", diz Moreira.

O Banco Original, por exemplo, resolveu zerar as taxas para micro e pequenos empreendedores pelo menos até o final do ano. "Na nossa opinião, outras instituições também deveriam isentar profissionais liberais e pequenos negócios, justamente para melhorar essa relação. Em 2021, a economia ainda passa por um momento crítico e, se os comerciantes passassem a usar o Pix, poderia haver uma alavancagem das vendas e redução dos custos. Os MEI precisam desse suporte", diz o executivo do banco.

Adesão gradativa

O Banco Central afirma que ainda é cedo para querer cobrar uma adesão massiva do comércio ao Pix. Conforme disse a autoridade por meio de sua assessoria de imprensa, a implementação do sistema no varejo está crescendo diariamente, de forma gradual.

"Já existem inúmeras redes varejistas, pequenos negócios e autônomos que estão começando a aceitar Pix. Boa parte do varejo conta com sistemas de vendas que precisam ser integrados para a geração dos QR Codes e a conciliação dos pagamentos, o que requer um tempo de integração e ajustes nas soluções e softwares", disse o BC em nota.

O executivo do Banco Original afirma que, em novembro, quando o sistema foi lançado pelo BC, a época não era propícia para integração de um novo meio de pagamento, já que a maioria dos comerciantes atualiza seus sistemas operacionais e de caixa justamente no início do ano, passado o período mais forte de vendas, quando fazem o balanço do faturamento.

Outra causa apontada pelo BC para a demora do aparecimento do serviço de pagamento em tempo real nos balcões do varejo é a competitividade da oferta de bancos. "É natural que as instituições estejam sentindo o mercado para se posicionar e, do outro lado, os comerciantes estejam pesquisando as melhores condições entre as diversas instituições", disse a assessoria da autoridade.

Saque Pix

Com lançamento programado para o segundo trimestre do ano, o saque no varejo por meio do sistema do BC é outra coisa que coloca “uma pulga atrás da orelha” do empresariado. Uma das preocupações é quanto ao limite do saque, que até agora não foi estabelecido pelo BC, e sobre a segurança do caixa.

"Hoje, o pequeno comerciante usa uma quantidade limitada de papel moeda. Muitas das vendas são recebidas por cartão de crédito e débito. A partir do momento em que você vai oferecer saque no varejo, existe uma preocupação maior com roubos, por exemplo. Isso precisa ser mais detalhado e discutido antes de entrar em vigor para não ser mais uma dificuldade para o comerciante na crise", diz Carvalho, da Fecomercio.

Para Moreira, do Original, o desafio é o mesmo: informar. "Havia um anseio grande da sociedade de encontrar uma forma mais simples e barata de transferir dinheiro. Isso foi atendido. Agora, é preciso demonstrar que o sistema é maior ainda e dar sequência à agenda do BC, com o Pix Agendado, Saque Pix, e o que vier. Esse é o desafio."

A Fecomercio tem realizado encontros digitais periódicos com os comerciantes e publicado cartilhas no site para explicar melhor o funcionamento do sistema. "A gente sabe que esse sistema traz agilidade, barateia os custos e é seguro. Quem ganha é o empreendedor", diz Carvalho.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.