x

Eleições

Veja quem são os eleitos para a presidência da Câmara e no Senado

Saiba como foi a votação na Câmara e no Senado e conheça os novos presidentes.

02/02/2021 12:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Veja quem são os eleitos para a presidência da Câmara e no Senado

Veja quem são os eleitos para a presidência da Câmara e no Senado

Nesta segunda-feira, 01, a Câmara e o Senado elegeram os novos presidentes responsáveis por comandar o Congresso pelos próximos dois anos.

Foram eleitos o deputado federal Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, para a Câmara dos Deputados e Rodrigo Pacheco, filiado ao Democratas de Minas Gerais, para o Senado Federal. Saiba como foi a votação e quem são os novos presidentes.

Câmara

Arthur Lira é o primeiro novo presidente da Câmara desde 2016, quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito após a queda de Eduardo Cunha.

Arthur Lira obteve 302 votos, contra 145 de seu principal adversário: o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por Maia.

Apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira é o líder do bloco parlamentar que reúne partidos do chamado Centrão. Ele nasceu em Maceió (AL), em junho de 1969. É advogado, agropecuarista e empresário. Está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Alagoas.

Lira já foi deputado estadual, vereador de Maceió e presidente da comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Câmara. Desde 2019 trabalha na liderança do bloco parlamentar conhecido como Centrão.

Ao todo, oito deputados concorreram ao cargo. Fábio Ramalho (MDB-MG) obteve 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu 16 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1 voto.

Senado

O senador Rodrigo Pacheco foi eleito com 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários. Ele recebeu o apoio formal de dez partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros, Rede e Republicanos. Além disso, foi apoiado por parte do MDB, partido da senadora Simone Tebet.

O novo presidente do Senado tem 44 anos. Nascido em Porto Velho (RO), Pacheco cresceu em Passos (MG) junto à mãe, Maria Imaculada Soares, que era professora estadual, e aos irmãos. Aos 15, mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde concluiu a faculdade de direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou a carreira.

Especialista em direito penal, ele foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Além disso, Pacheco foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais.

Em 2014, foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, ele foi eleito senador, com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais. No Senado, Pacheco foi vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) no biênio 2019-2020.

Rodrigo Pacheco teve como concorrente a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram as candidaturas para apoiar a senadora.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.