x

Proteção social

Carteira da Pessoa Idosa tem validade prorrogada até julho de 2021

Para idosos que ainda não possuem o documento e desejam solicitar, agora o procedimento poderá ser feito via internet, sem necessidade de deslocamento.

03/02/2021 09:50:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carteira da Pessoa Idosa tem validade prorrogada até julho de 2021

Carteira da Pessoa Idosa tem validade prorrogada até julho de 2021

Uma resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), prorrogou até julho deste ano a validade da Carteira da Pessoa Idosa. Assim, a carteira que já está em mãos deverá continuar sendo usada normalmente até que seja feita a renovação.

Outra novidade é que as pessoas que ainda não possuem a Carteira da Pessoa Idosa e desejam solicitar, podem obter sem sair de casa. Agora, não é mais necessário se deslocar até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para requisitar ou emitir o documento, o procedimento pode ser feito todo pela internet.

“É um grande avanço na oferta desse serviço, pois desburocratiza o acesso a um direito e facilita a vida do cidadão”, avalia Camila Cipriano, analista de políticas sociais da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania.

Ela ressalta ainda que a mudança visa a proteção dos idosos da infecção do novo coronavírus, já que eles não vão mais precisar sair de casa para continuar a utilizar o benefício.

Contudo, em casos em que há dificuldade de acesso à internet, o idoso pode se dirigir a uma unidade do Cras para receber orientação e, assim, emitir a carteirinha. Lá também pode ser emitida declaração provisória específica de beneficiário quando a pessoa idosa tem urgência em viajar, mas o documento ainda não foi emitido por questões de sistema.

Como requisitar a Carteira da Pessoa Idosa

Os idosos que desejam solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Além disso, é obrigatório que tenham idade mínima de 60 anos e renda individual mensal de até dois salários mínimos.

A emissão das carteiras será feita pela internet, no endereço: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.

Assim como outros documentos de identificação, a Carteira do Idoso poderá ser apresentada na forma digital, pela tela do celular, por exemplo, pois já tem verificação de QR Code para a validação junto às empresas de transporte.

O documento possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, nos termos do art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.