x

Abono Salarial

PIS/Pasep: Último lote de pagamento é liberado hoje; saiba quem tem direito e como sacar

Com o adiantamento do calendário de pagamento, a Caixa libera hoje o lote do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos de março a junho.

11/02/2021 09:45:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIS/Pasep: Último lote de pagamento é liberado hoje; saiba quem tem direito e como sacar

PIS/Pasep: Último lote de pagamento é liberado hoje; saiba quem tem direito e como sacar

Hoje, a Caixa Econômica Federal paga o último lote do PIS/Pasep de trabalhadores que tiveram carteira assinada em 2019. Estão contemplados nessa remessa trabalhadores do setor privado nascidos entre março e junho que não possuem conta corrente ou poupança digital na Caixa. Para servidores públicos, o pagamento é para quem tem inscrição com final entre 6 e 9 e não tem conta no Banco do Brasil.

Com a decisão do governo federal de antecipar o calendário de pagamento do abono salarial, quem já tinha conta nos dois bancos teve o dinheiro depositado na terça-feira (9). O prazo final para a retirada do dinheiro continua sendo 30 de junho.

Além de ter carteira assinada ou ser funcionário público em 2019, para ter direito ao abono é preciso:

  • Ter trabalhado formalmente por ao menos 30 dias em 2019, consecutivos ou não
  • Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos
  • Ter recebido remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos em 2019
  • A empresa precisa ter informado corretamente os dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

O valor que será pago para o trabalhador é proporcional ao tempo de serviço em 2019. Se trabalhou 12 meses, receberá o valor de um salário mínimo, que neste ano é de R$ 1.100. Se trabalhou um mês, receberá 1/12 do piso nacional, que arredondando dá R$ 92.

Como sacar PIS/Pasep?

No caso do PIS, quem não recebeu o dinheiro depositado em conta, poderá fazer o saque com o Cartão Cidadão e senha nas agências da Caixa Aqui e nas lotéricas. Quem não tem o cartão pode fazer o saque em qualquer agência, com um documento com foto

Para quem já tem uma conta na Caixa, os créditos foram disponibilizados nas contas existentes e os valores podem ser movimentados usando o cartão da conta, o internet banking da Caixa ou o aplicativo da Caixa.

Os trabalhadores que não possuem conta corrente da Caixa receberam o dinheiro em conta poupança social digital, com abertura automática. O dinheiro é movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. 

Já no caso do Pasep, quem não é correntista pode transferir o dinheiro para uma conta de sua titularidade via TED, pela internet ou em terminais de autoatendimento do BB. Outra possibilidade é sacar o dinheiro em uma agência. Quem é correntista do Banco do Brasil recebeu o pagamento diretamente na conta, de forma automática.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.