x

Taxa de juros

Confira 3 dicas para conseguir melhores taxas de juros ao solicitar empréstimos

Ao receber a solicitação de um empréstimo, o banco realiza uma análise de crédito, e caso a proposta seja aprovada, apresenta uma opção com condições predefinidas.

13/02/2021 10:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confira 3 dicas para conseguir melhores taxas de juros ao solicitar empréstimos

Confira 3 dicas para conseguir melhores taxas de juros ao solicitar empréstimos

Você sabe o que é o juros? A taxa é referente à remuneração de um dinheiro que não é seu, ou seja, é um valor que os tomadores de crédito pagam para as instituições financeiras que concedem um empréstimo ou financiamento, por exemplo. 

Além da remuneração, também são incluídos no cálculo da taxa os impostos sobre a operação, risco de inadimplência, entre outras variáveis.

Ao receber a solicitação de um financiamento ou empréstimo, o banco ou instituição financeira realiza uma análise de crédito, e caso a proposta seja aprovada, apresenta uma opção com condições predefinidas. 

1 - Conheça o mercado de crédito 

Contudo, muitas vezes por falta de conhecimento, o solicitante normalmente se atenta apenas às suas necessidades imediatas, e aceita as condições do crédito, desde que consiga pagar as parcelas.

Desta forma, é importante que os interessados conheçam bem o mercado de crédito antes de adquirir um bem financiado ou solicitar empréstimo para capital de giro, por exemplo. Isso porque, por mais que as condições do crédito pareçam favoráveis no primeiro momento, o custo pode acabar sendo muito alto a longo prazo.

2- Planeje-se e pesquise

Outra dica é fazer o planejamento financeiro adequadamente para conferir se você tem condições de quitar o empréstimo sem comprometer seu orçamento, sobretudo quando se trata de crédito para empresas. Neste caso, a falta de organização pode prejudicar os resultados do seu negócio.

Uma das principais dicas de economia é pesquisar antes de adquirir um produto ou serviço. Esta regra também pode ser aplicada para a contratação de crédito. 

Consulte os empréstimos disponíveis nos bancos onde possui conta, e compare com as taxas cobradas em outras instituições. Após conferir as condições oferecidas em cada uma, escolha aquele que melhor atende às suas necessidades do momento, sem afetar sua saúde financeira no futuro.

 3 - Seja negociador

Por fim, seja um bom negociador e esteja atento às oportunidades disponíveis no mercado de crédito. Avalie as opções com melhor custo-benefício e, caso seja necessário, recorra a uma empresa especializada em captação de crédito que tenha parceria com os principais agentes financeiros do país.

É importante ressaltar que recorrer ao crédito nem sempre implica em endividamento. Quando utilizado com inteligência, o crédito pode resultar em uma melhor organização financeira pessoal ou mesmo contribuir para o crescimento do seu negócio.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.