x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Bancarização

Bolsa Família: 1,9 milhões de beneficiários passam a receber em conta digital a partir de hoje

Pagamento em conta social digital é mais uma opção para beneficiários movimentarem o dinheiro durante o mês.

17/02/2021 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bolsa Família: 1,9 milhões de beneficiários passam a receber em conta digital a partir de hoje

Bolsa Família: 1,9 milhões de beneficiários passam a receber em conta digital a partir de hoje

A partir de hoje (17), beneficiários do Bolsa Família passam a poder receber pagamentos do programa por meio da conta digital simplificada e gratuita, aberta pela Caixa Econômica Federal. São mais de 1,9 milhão de pessoas que o programa abrange.

Apesar da novidade, ainda continua valendo o saque por meio do cartão do Bolsa Família e do cartão cidadão. As contas digitais são mais uma opção para facilitar para os beneficiários. Quem optar pela conta, não precisará sacar o valor todo de uma vez e o saldo pode ser usado para compras e pagamentos de contas, por meio do aplicativo Caixa Tem.

As contas digitais fazem parte do programa de bancarização do Bolsa Família, focado nos beneficiários que ainda não possuíam vínculos com nenhum banco. 

Em fevereiro, terão a conta digital aberta na Caixa os beneficiários com o NIS terminado em 3, 4 e 5, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, seguindo o mesmo calendário dos dias do mês em que os pagamentos são feitos. As datas de ativação das contas e o número de pessoas adicionadas por dia, em fevereiro, são:

  • Final de NIS 3: 17/02 - 658.513 pessoas
  • Final de NIS 4:  18/02 - 660.733 pessoas
  • Final de NIS 5: 19/02 - 658.833 pessoas

Os beneficiários com NIS de final 6, 7,8, 9 e 0 já tiveram suas contas ativadas nas duas etapas anteriores do programa de bancarização, em dezembro e janeiro, e já podem fazer as movimentações do dinheiro pelo aplicativo, se quiserem.

O último grupo terá a migração feita em março. Nele, estarão as famílias que possuem final de NIS 1 e 2 e o público prioritário dos Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, como indígenas e quilombolas, dentre outros. Para este, a migração começará em 18 de março, também seguindo o dia do mais em que recebem o pagamento do benefício.

Compras e pagamentos pela conta digital

A Conta Poupança Social Digital foi criada no ano passado para mais de 100 milhões de brasileiros para fazer o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios especiais repassados durante a pandemia do coronavírus, por meio do aplicativo Caixa Tem.

A partir de dezembro, a Caixa e o Ministério da Cidadania passaram também a realizar a migração para que as famílias do Bolsa Família sem conta em banco pudessem seguir usando a conta digital para o programa. 

A conta social da Caixa é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção e com limite mensal de movimentação de R$ 5.000. Os novos correntistas não precisam fazer nada para solicitar a abertura e a senha é a mesma do cartão social. 

A grande diferença da conta digital para os meios de saque anteriores, com o cartão cidadão, é que o novo correntista não precisa mais sacar todo o dinheiro de uma vez para tê-lo consigo. 

Os valores que não forem sacados com o cartão tradicional ficam na conta e podem ser movimentados aos poucos, em compras com maquininhas, em supermercados, padarias e farmácias, por exemplo. Esses pagamentos devem ser feitos por QR Code ou com um cartão de débito virtual, gerados pelo aplicativo Caixa Tem, também usado nos depósitos do auxílio emergencial. 

Também é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo aplicativo ou nas casas lotéricas, por meio da opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem. Além disso, o sistema também permite fazer transferências e pagamentos por Pix.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.