x

INSS

Imposto de Renda 2021: Aposentado do INSS já pode consultar extrato para declaração

Extrato está disponível no Meu INSS e já pode ser acessado pela internet.

19/02/2021 11:10:01

25,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Imposto de Renda 2021: Aposentado do INSS já pode consultar extrato para declaração

Os aposentados do INSS já podem consultar o extrato de rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2021. O documento está disponível no Meu INSS, que pode ser acessado pela internet, no site meu .inss. gov.br, ou pelo aplicativo com o mesmo nome.

O comprovante de rendimentos do ano de 2020 é um dos principais documentos de quem precisa entregar o IR neste ano à Receita Federal. No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, dependendo do valor recebido em , será obrigado a declarar o imposto.

E, mesmo se a renda recebida for menor do que a exigida pela Receita para a entrega da declaração, se o segurado se enquadrar em alguma outra regra, ao declarar, será obrigado a informar o valor do recebido do INSS no ano passado.

Como consultar

Para conferir o comprovante de rendimentos, o segurado precisa acessar o Meu INSS. Quem não tem senha precisará gerar uma. Para isso, é preciso informar o CPF e responder a algumas perguntas que o sistema faz. Depois, a senha é gerada. Quem já tem senha precisa informar o CPF, a senha e, na tela seguinte, identificar as imagens que são solicitadas pelo sistema.

O acesso ao comprovante é feito na página inicial, no quadro "Serviços em Destaque". Clique em "Extrato de Imposto de Renda". Na página seguinte, aparecerá o "Ano calendário", que deve ser o de 2020. Abaixo, estará o número de benefício do segurado e o tipo de aposentadoria. Clique sobre ele.

No extrato de rendimentos estarão o nome e CNPJ da fonte pagadora que, neste caso, é o Fundo do Regime Geral de Previdência. O CNPJ que deve ser informado no IR 2021 é 16.727.230/0001-97. No item 2 é possível ter acesso aos dados do segurado e, no item 3, aparecem os rendimentos tributáveis recebidos.

Quem tem direito à parcela isenta, como é o caso do aposentado a partir do mês em que faz 65 anos ou de quem recebe benefício por incapacidade, deve consultar o item 4, onde estarão os rendimentos isentos e não tributáveis.

Como declarar o IR 2021

A declaração do IR é enviada pela internet anualmente entre o início de março e o final de abril. Há regras que obrigam os cidadãos a declararem. No entanto, até agora, não foram informadas as normas e as datas de declaração. Procurada, a Receita Federal informou que "as regras ainda serão divulgadas".

No ano passado, por causa da pandemia de coronavírus, o prazo para enviar a declaração foi estendido até o mês de junho.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.