x

Investimentos

Bitcoin: Imposto de Renda 2021 terá campo para declarar criptoativos

A declaração do Imposto de Renda 2021 já vai começar. A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (24) .

26/02/2021 09:05:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bitcoin: Imposto de Renda 2021 terá campo para declarar criptoativos

Bitcoin: Imposto de Renda 2021 terá campo para declarar criptoativos

A declaração do Imposto de Renda 2021 já vai começar. A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (24) que o prazo se inicia em 1º de março e a novidade é que neste ano quem investe em bitcoin terá um campo específico para declarar suas criptmoedas.

Durante a coletiva para apresentar as novas regras, a Receita informou a criação de três novos códigos para declarar criptoativos. A lista inclui uma numeração para a declaração de bitcoin.

Nos anos anteriores, não havia códigos específicos para os ativos e os contribuintes eram orientados a declarar os criptomoedas no campo “outros”.

Veja os novos códigos:

  • 81: criptoativo Bitcoin – BTC.
  • 82: outros criptoativos, do tipo moeda digital = Conhecidos como altcoins entre elas Ether (ETH), XRP (Ripple), Bitcoin Cash (BCH), Tether (USDT), Chainlink (LINK), Litecoin (LTC);
  • 89: demais criptoativos que não sejam considerados criptomoedas (payment tokens), mas classificados como security tokens ou utility tokens.

Como declarar as criptomoedas? Na ficha de bens e direitos, o contribuinte deve identificar seus investimentos de acordo com o código específico e seguir com a declaração normalmente.

Todo investidor paga impostos? Não. A isenção de tributação se aplica para quem faz vendas de até R$ 35 mil no mês. A alíquota de imposto é definida de acordo com o tamanho da transação – quanto maior, maior o pagamento de impostos.

Fonte: 6 Minutos

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.