x

Calendário INSS

Divulgado calendário de prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS; confira

A prova de vida é feita anualmente, mas ficou suspensa em 2020 devido à pandemia. Obrigatoriedade volta a partir de maio.

26/02/2021 14:30:01

12 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Divulgado calendário de prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS; confira

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26) o calendário para retomada da prova de vida de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

A prova de vida é uma obrigatoriedade anual para esse público ter o direito ao benefício previdenciário renovado. Em geral, é preciso comparecer ao banco pagador do benefício para fazer o processo.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida foi suspensa para proteger esse público mais vulnerável da doença. Em 2021, a prova de vida volta a ser exigida a partir de maio, contudo de forma escalonada. 

Lembrando que a não realização da prova de vida pode bloquear o benefício de aposentados e pensionistas.  Para voltar a receber, é necessário procurar o banco para regularizar a situação. 

Confira abaixo o calendário completo:  

Mês que deveria ter feito a prova de vida

Nova data para fazer

Março e abril de 2020

Maio 2021

Maio e junho de 2020

Junho 2021

Julho e agosto 2020

Julho 2021

Setembro e outubro 2020

Agosto 2021

Novembro e dezembro 2020

Setembro 2021

Janeiro e fevereiro 2021

Outubro 2021

Março e abril de 2021

Novembro 2021

Prova de vida por aplicativo

Nesta semana, o governo anunciou que a prova de vida digital por biometria facial poderá ser feita pelo aplicativo Meu gov.br por 5,3 milhões de brasileiros que não comprovaram vida no ano passado. A prova de vida digital é um projeto piloto, e o INSS seleciona os participantes, que receberão contato do instituto para acessar o serviço. 

Para a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.