x

Pequenos negócios

Sebrae oferece orientação gratuita para 3,7 mil empresas

O programa Negócio a Negócio abre inscrições a partir desta semana. Empresas interessadas em melhorias na área de gestão, podem aderir ao programa.

27/02/2021 10:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sebrae oferece orientação gratuita para 3,7 mil empresas

Sebrae oferece orientação gratuita para 3,7 mil empresas

A partir desta semana, o Sebrae no Rio Grande do Norte abre inscrições para o programa Negócio a Negócio 2021, uma iniciativa que oferece gratuitamente orientação e conhecimento sobre gestão, finanças, planejamento, inovação e mercado aos pequenos negócios participantes. 

Em 2021, a meta é atender 3.722 empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME). As adesões ao programa podem ser feitas pelo 0800 570 0800. Devido ao agravamento dos casos de Covid-19 no estado, as orientações ocorrem de forma remota.

O programa é disponível para qualquer empresa que tem faturamento anual bruto de até R$ 360 mil e que apresenta algum problema na área de gestão ou processo produtivo. As orientações são repassadas por meio dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), que são consultores credenciados do Sebrae com larga experiência de mercado. 

Poderão aderir ao programa empreendimentos instalados na região metropolitana de Natal e cidades do interior que estejam na área de jurisdição dos escritórios regionais do Sebrae no Oeste, Alto Oeste, Médio Oeste, Seridó Oriental e Vale do Açu. Para esse ciclo 2021, 12 agentes farão as orientações junto aos empreendedores.

Projeto será inteiramente online em 2021

De acordo com a gestora do programa, Jupira Nunes, desde o ano passado, as ações do Negócio a Negócio vêm ocorrendo de forma remota. O empresário interessado solicita o atendimento e a demanda é encaminhada aos consultores, que fazem o agendamento da orientação via aplicativos de mensagem, chamada telefônica, videochamada ou videoconferência.

“São duas horas de orientações e, no final do atendimento, o empreendedor já recebe uma devolutiva com as sugestões de melhoria. Caso os pontos de melhorias sejam mais complexos, a demanda é encaminhada a uma das unidades do Sebrae para um atendimento específico” , explica Jupira Nunes. Segundo ela, os agentes deste ciclo 2021 estarão distribuídos nas regiões Metropolitana, Alto Oeste, Oeste e Seridó Oriental (Currais Novos). “É um atendimento gratuito, porém, um atendimento de gestão básica, entretanto, perpassa por todas as áreas da administração, desde finanças, RH, planejamento e organização”, esclarece Jupira Nunes.

Como o projeto passou por modificações para tornar todo o processo de orientação de forma digital, tanto a aplicação do questionário quanto a devolutiva e sugestões de melhoria serão feitas online.

“O atendimento digital traz uma nova dinâmica ao programa, que ganha mais agilidade e rapidez. O empresário tem à mão toda a informação que precisa. O material é todo editável para ser ajustado conforme a realidade da empresa, as planilhas são abertas”, cita a gestora. O resultado desse diagnóstico reflete as necessidades específicas do empreendimento e assim é possível oferecer soluções para melhorar aquilo que é prioritário. “O nosso objetivo é auxiliar esse pequeno empresário nas dificuldades encontradas no dia a dia do negócio”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.